Home » Reuniões » Reunião 27 (Curitiba, 18/05/1994)
Reunião 27 (Curitiba, 18/05/1994)

Ata da 27ª reunião do LARC realizada no dia 18/05/94 às 8:30 horas no CEFET-PR, em Curitiba-PR.

Estavam presentes os Professores Liane Tarouco da UFRGS, Elizabeth Specialski da UFSC, Manoel Camillo Pena do CEFET-PR, Luiz Fernando Gomes Soares da PUC-Rio, José Augusto Suruagy Monteiro da UFPE, Paulo Aguiar da UFRJ, Rossana Maria de Castro Andrade da UFC e José Marcos Nogueira da UFMG.

Assuntos:

1- Discussão do manifesto a ser encaminhado à SBC.

Colocado em discussão o texto, foi alterado em algumas partes, sendo aprovado o seguinte:

Proposta de Articulação LARC e SBC

- Considerando o caráter multidisciplinar (computação, telecomunicações e automação) da comunidade que, sob o guarda-chuva do LARC, tem procurado integrar os esforços institucionais na área de redes de computadores e promover em âmbito nacional a formação de recursos humanos e o desenvolvimento da tecnologia especializada no setor;

- Considerando que a atividade mais relevante promovida pelo LARC nos últimos anos tem sido a série de Simpósios Brasileiros de Redes de Computadores, organizada em conjunto com a SBC;

- Considerando a mensagem recebida da SBC contendo regulamentação de procedimentos relativos à organização de simpósios e solicitando comentários e sugestões por parte da comunidade de redes;

O Conselho Técnico e Científico do LARC, em reunião realizada em Curitiba, em 17 de maio de 1994, às 13:30 no CEFET-PR, por ocasião do 12º SBRC, discutiu a proposta da SBC e elaborou o seguinte conjunto de sugestões:

1- Tendo sido definido desde 1992 que o 13º SBRC seria realizado pela UFMG e tendo o representante no LARC daquela entidade, Prof. José Marcos Nogueira, ratificado o interesse de seu grupo de pesquisa em assumir a organização do evento, sugerimos que o próximo SBRC seja realizado como previsto, sob a coordenação do Prof. José Marcos Nogueira, em Belo Horizonte, em 1995.

2- Sugerimos também que o Prof. José Marcos Nogueira organize a reunião da Comissão Especial da SBC durante o 13º SBRC e que tais reuniões passem a ser sistematicamente organizadas em cada SBRC pelo seu coordenador.

3- Propomos que o LARC tenha a incumbência de propor, a cada ano, o local e o coordenador do SBRC, em consonância com a SBC, que é a entidade que tem promovido esta série de eventos, conjuntamente com o LARC, considerando a disponibilidade das entidades interessadas em sediar o simpósio.

4- Sugerimos também que a proposta de regulamentação da organização dos simpósios elaborada pela SBC seja adaptada às peculiaridades da promoção conjunta, atualmente pelo LARC e SBC.

2- Outros Assuntos:

A Profª. Liane propôs a organização de cursos de treinamento em redes através da rede, a serem realizados pelos membros do LARC e suas entidades. O Prof. Luiz Fernando propôs que o LARC se responsabilizasse pelos cursos de redes nos moldes do CATS. A proposta é que seja um curso formal de especialização. O Conselho Técnico irá propor ao Prof. Tadao Takahashi, coordenador da RNP, a organização destes cursos

A reunião foi suspensa às 10hs e 15min ficando os membros do LARC encarregados de manter contato com o Prof. Paulo Cunha a fim de discutir o documento.