Home » Reuniões » Reunião 36 (Salvador, 26/05/1999)
Reunião 36 (Salvador, 26/05/1999)

ATA da 36ª reunião do LARC realizada aos vinte e seis dias do mês de maio de mil novecentos e noventa e nove, às 19 horas no Hotel Bahia Othon Palace na cidade de Salvador Bahia.

Estavam presentes José Augusto Suruagy Monteiro (Diretor do Conselho Técnico Científico do LARC), Luiz Fernando Gomes Soares (Vice-Diretor do Conselho Técnico Científico do LARC), Jean-Marie Farines (Diretor Executivo do LARC), Luiz Fernando Rust (Vice- Diretor Executivo do LARC), José Marcos Nogueira (UFMG), Paulo Aguiar (UFRJ), Otto Carlos Duarte (UFRJ), Raimundo Macedo (UFBa), José Neumam (UFCe) Edmundo Madeira (UNICAMP), Guido Lemos de Souza Filho (UFRN), José F. de Rezende (UFRJ), Joaquim Celestino Jr. (UECE).

1 – Informes:

A reunião iniciou por uma apresentação da carta de Florianópolis e dos encaminhamentos subsequentes. Este documento foi apresentado na reunião da ANDIFES e em algumas universidades. Avaliou-se que o documento elaborado cumpriu o seu papel, apesar de não ter atingido todas as entidades previstas. O novo cenário apresentado no início do ano pelo ministro de Ciência e Tecnologia, foi uma das razões por não ter uma mais ampla divulgação.

A seguir o Prof. Suruagy apresentou um relato da reunião preparatória da diretoria sendo que levantou questões tais como:

  • a definição dos objetivos e do papel do LARC como sendo uma articulação nacional para apoiar projetos nacionais (MEC, RNP), sugeriu ações, analisar/criticar propostas na área de redes/sistemas distribuídos.
  • a necessidade de profissionalização do LARC com sede, secretaria executiva e contribuição das instituições membros;
  • a alteração de estatuto para permitir o estabelecimento de contribuições/penalidades, financiamento e captação de recursos, e para modificar a forma de permanência dos membros;
  • a necessidade de criar câmaras ou comissões para os temas seguintes, por exemplo: Internet 2, Formação de Recursos Humanos, Ensino à Distância;
  • a necessidade de divulgação/marketing através de folders, palestra e jornal bimestral;
  • a necessidade de reuniões sistemáticas do Conselho Técnico e Científico e das comissões;
  • a necessidade de apoiar a criação de um portfólio de Pesquisa e Desenvolvimento, pela Comissão Especial da SBC.

Durante a discussão que seguiu, destacou-se principalmente a proposta de um maior aprofundamento do papel do LARC. Foi sugerido a realização de um planejamento estratégico com os representantes de cada entidade associada ao LARC para definir a missão e um plano de trabalho com responsabilidades. A diretoria ficou responsável por tentar viabilizar esta atividade.

2 – Novos Membros

Foi aprovado a inclusão da UNIFACS (Salvador) e da UECE (Fortaleza) como membros efetivos do LARC.

3 – Próximos Simpósios

Foi confirmada a UFMG para organizar em maio de 2000 em Belo Horizonte o 18° SBRC e foi indicada a UFSC para o 19° SBRC em maio de 2001.

Foi aprovado o "Comitê Consultivo" ("Steering Comittee") do SBRC 2000 composto pelos presidentes de comitê de organização e de programas de dois anos anteriores: Professores Edmundo de Souza e Silva (UFRJ), José Marcos da Silva Nogueira (UFMG), Julius Leite (UFF) e Raimundo José Araújo Macedo (UFBa).

4 – Eleição da Diretoria 1999-2001

Procedeu-se à eleição da nova diretoria. Ficou eleito com a proposta de dar continuidade às atividades iniciadas no biênio anterior, a seguinte diretoria composta por: Professor Jean-Marie Farines (UFSC) como Diretor do Conselho Técnico e Científico, José Augusto Suruagy Monteiro (UNIFACS) como Vice-Diretor do Conselho Técnico e Científico, Guido Lemos de Souza Filho (UFRN) como Diretor Executivo e José Neuman (UFC) como Vice-Diretor Executivo.

Eu, Jean-Marie Farines, Diretor Executivo do CTC lavrei esta ata que vai assinada por mim, após aprovação.