Home » Reuniões » Reunião 45 (Curitiba, 01/06/2006)
Reunião 45 (Curitiba, 01/06/2006)

ATA da 45ª reunião do LARC realizada no primeiro dia do mês de junho de dois mil e seis, às 16h30min na cidade de Curitiba no estado do Paraná.

Estavam presentes Luci Pirmez (Diretora do Conselho Técnico Científico do LARC), Thais Batista (Vice-diretora do Conselho Técnico Científico do LARC), Lisandro Zambenedetti Granville (Diretor Executivo do LARC), Francisco Brasileiro (Vice-Diretor Executivo do LARC), Eduardo Bergamini (INPE), Keiko Fonseca (UTFPR), Carlos Maziero (PUCPR), Artur Ziviani (LNCC), Liane Tarouco (UFRGS), Flávia C. Delicato (UFRN), Djamel Sadok (UFPE), Sérgio Kofuji (USP), José F. de Rezende (UFRJ), Marinho P. Barcellos (UNISINOS), Michael Stanton (RNP-UFF), Elias P. Duarte Jr. (UFPR), Marcial Porto Fernandez (UECE), Bruno Schulze (LNCC), Luis Henrique M. K. Costa (UFRJ), José Neuman de Souza (UFC), Antônio Jorge Gomes Abelém (UFPA), Marcelo Gonçalves Rubinstein (UERJ), Wanderley Lopes de Souza (UFSCar), Alfredo Goldman (USP), Orlando Loques (UFF), Luciano Paschoal Gaspary (UNISINOS), Jean-Marie Farines (UFSC), Otto Carlos M. B. Duarte (UFRJ), Edmundo Souza e Silva (UFRJ), Rosa Maria Meri Leão (UFRJ), José Augusto Suruagy Monteiro (UNIFACS), Joni da Silva Fraga (UFSC), José Marcos Nogueira (UFMG), Linnyer Beatriz Ruiz (UFMG), Mauro Fonseca (PUCPR), Noemi Rodrigues (PUC-Rio), Célio V. N. Albuquerque (UFF).

Pauta da Reunião

Relato das atividades do LARC

Relato do SBRC 2006 pelos organizadores

Apresentação do SBRC 2007 em Belém

Candidatura do Rio de Janeiro para 2008

Candidatura de Manaus para 2009

Discussão sobre o processo de seleção de artigos

 

Ata

A professora Luci iniciou a reunião relatando a participação do LARC nas atividades do conselho da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI-BR). Foram informadas algumas decisões sobre política salarial na RNP em 2005 e 2006. No contexto do CGI-BR, foi informado o procedimento para captar recursos para o SBRC 2006. Como vem acontecendo desde 2002, o CGI-BR patrocina o SBRC, e o LARC tem apresentado o pedido dos coordenadores do evento desde 2005, através de sua cadeira no comitê. Para o SBRC 2006, o LARC viabilizou o patrocínio antes mesmo do final de 2005, o que permitiu que a organização do SBRC 2006 pudesse iniciar os trabalhos antecipadamente.

Em seguida os professores Elias, Keiko e Maziero, coordenadores do SBRC 2006, relataram o evento. Em torno de 600 participantes se inscreveram nesta edição do SBRC. Foram relatados alguns problemas de logística por parte dos hotéis, algumas vezes relacionados aos convidados do evento e membros do comitê de programa que tinham direito a diárias. Excetuando-se contratempos normais, o evento novamente teve êxito e pode contar com uma ótima organização e qualidade técnica.

 

No próximo ponto da pauta, o Prof. Abelém, da Universidade Federal do Pará, fez a apresentação do SBRC 2007, a ser realizado em Belém. Foi apresentado um filme introdutório do evento. Foi apresentado à comunidade o comitê de organização do simpósio, bem como um conjunto de datas tentativas para as diversas atividades do SBRC. Discutiu-se brevemente a questão do local específico da realização do SBRC, sendo o hotel Hilton Belém uma das opções existentes, e provavelmente aquela que será escolhida para abrigar o simpósio.

 

Para o SBRC 2008, a diretoria do LARC e a Comissão Especial de Redes e Sistemas Distribuídos da SBC receberam em mãos correspondências oficiais das instituições co-organizadoras e a indicação de seus representantes. Os coordenadores do SBRC 2008 serão os professores Luis Henrique M. K. Costa (UFRJ), Artur Ziviani (LNCC), Célio V. N. Albuquerque (UFF) e Marcelo Gonçalves Rubinstein (UERJ). A realização do SBRC 2008 foi então votada e aceita pela maioria absoluta dos presentes.

 

Passou-se então para a discussão sobre o SBRC 2009. Os professores Edjair de Souza Mota e Edson Nascimento da Silva Júnior, ambos da Universidade Federal do Amazonas, reapresentaram sua candidatura para abrigar o SBRC 2009 na cidade de Manaus. Um vídeo com a proposta e a apresentação da infra-estrutura local de Manaus para eventos foi apresentado. A deliberação sobre o assunto foi àquela tradicionalmente empregada no passado: a comunidade permanece ciente do interesse da UFAM em realizar o SBRC 2009 em Manaus, e a ratificação desta decisão será tomada na próxima reunião do LARC, no SBRC 2007, isto é, a decisão final ocorrerá 2 anos antes da realização do evento.

 

O último ponto da pauto passou então a ser discutido. Em relação ao processo de seleção de artigos do SBRC 2007 (a ser coordenado pelo Prof. Lisandro Granville, coordenador do comitê de programa do SBRC 2007), foram observados os seguintes itens:

  • Identidade dos revisores de artigos. Foi discutido se a identidade dos revisores dos artigos deveria se tornar explícita para artigos que tivessem revisões em conflito. O prof. Joni Fraga (coordenador do comitê de programa do SBRC 2006) sugeriu que essa abordagem se mantivesse no SBRC 2007, já que sua experiência no SBRC 2006 foi muito positiva. Por maioria, ficou então decidido que os revisores de artigos em conflitam deveriam declarar sua identidade no processo de revisão, como aconteceu no SBRC 2006;

  • Rebuttal (contestação). Foi discutido o uso ou eliminação do mecanismo de rebuttal (contestação), que permite aos autores contestarem as revisões de seus artigos antes do final do processo de seleção. Os professores Otto Duarte (UFRJ) e Edmundo Souza e Silva (UFRJ) externaram sua opinião de que o mecanismo torna o processo mais complexo e não é efetivo. O professor Lisandro (UFRGS) foi da opinião de que o mecanismo é mais uma ferramenta para incentivar revisões de melhor qualidade. Depois de uma extensa discussão com opiniões variadas, a falta de consenso indicou a necessidade de uma votação para a questão. A maioria dos presentes votou então pela manutenção do mecanismo de rebuttal que será então utilizado no SBRC 2007.

  • Formulário de revisão. O formulário de revisão atualmente empregado foi criticado por inibir em muitos casos o uso de notas máximas devido às semânticas associadas aos valores. Ficou decidido que o Prof. Lisandro deveria rever o formulário de revisão para tentar apresentar outra versão melhorada do mesmo. Um item específico do formulário foi discutido: a avaliação geral de um revisor. Atualmente a avaliação geral conta com 5 valores possíveis, sendo que o 3º representa o valor neutro. Vários presentes se mostraram contra este valor e sugeriram uma escala de 1 a 4 apenas, enquanto outros se mostraram a favor de manter o valor neutro. Uma terceira opinião foi a de se continuar utilizando 5 valores, mas sem ter uma semântica para cada valor. A decisão final foi de que se manteriam os 5 valores mas se eliminaria de alguma forma o indicativo de neutro.

Eu, Luciano Paschoal Gaspary, secretário da reunião, lavrei esta ata que vai assinada por mim e pelo prof. Lisandro Zambenedetti Granville, Diretor Executivo do LARC, após aprovação.

 

 

 

 

 

___________________________

 

Luciano Paschoal Gaspary

Secretário da Reunião

 

 

 

______________________________

 

Lisandro Zambenedetti Granville

Diretor Executivo do LARC