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Reunião 49 (Gramado, 27/05/2010)

ATA da 49ª reunião do LARC realizada aos vinte e sete dias do mês de maio de dois mil e dez, às 12 horas na cidade de Gramado no Estado do Rio Grande do Sul, realizada em conjunto com a reunião da CE-RESD da SBC.

Estavam presentes Carlos Ferraz (UFPE – Coordenador da CE-RESD da SBC), Artur Ziviani (LNCC - Diretor do Conselho Técnico Científico do LARC), Célio V. N. Albuquerque (UFF - Diretor Executivo do LARC), Luciano P. Gaspary (UFRGS – Vice-Diretor Executivo do LARC), Thais Batista (UFRN), Luci Pirmez (UFRJ), Eduardo W. Bergamini (INPE), Jean-Marie Farines (UFSC), Luís Carlos E. de Bona (UFPR), Ronaldo Alves Ferreira (UFMS), Mauro Fonseca (PUC-PR), Anelise Munaretto Fonseca (UTFPR), Paulo André da Silva Gonçalves (UFPE), Nazareno Andrade (UFCG), Marcos Rogério Salvador (CPqD), Lívia Maria Sampaio Campos (UFCG), Antônio Tadeu Azevedo Gomes (LNCC), Taisy Silva Weber (UFRGS), Joni Fraga (UFSC), Cintia Borges Margi (USP), Silvana Rossetto (UFRJ), Hana Karina S. Rubinsztejn (UFMS), Paulo Aguiar (UFRJ), Nabor Mendonça (UNIFOR), Fernando Castor (UFPE), Michael Stanton (UFF/RNP), Iara Machado (RNP), Fernando Dotti (PUC-RS), Sérgio Gorender (UFBA), Carlos Alberto Kamienski (UFABC), Marcos Gonçalves (UFMG), Antônio Jorge Gomes Abelém (UFPA), Aldelir Fernando Luiz (UFSC), Lau Cheuk Lung (UFSC), Antônio Alfredo F. Loureiro (UFMG), Luis Castilho (PUC-Minas), Claudio Geyer (UFRGS), Elias Duarte Jr. (UFPR), Humberto Torres Marques Neto (PUC-Minas), Carlos Alberto Vieira Campos (UNIRIO), Marinho Pilla Barcellos (UFRGS), José Augusto Suruagy Monteiro (UNIFACS), Raimundo José de Araújo Macêdo (UFBA), Raul Ceretta Nunes (UFSM), Liane Tarouco (UFRGS), Bruno Schulze (LNCC), Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS), Luis Henrique M. K. Costa (UFRJ), Jussara Almeida (UFMG), Regina Melo Silveira (USP) e José F. de Rezende (UFRJ).

Pauta da Reunião

Assuntos LARC:

· Relato das atividades do LARC no último ano

· Resumo da situação administrativa e financeira

· Eleição de nova diretoria (gestão 2010-2012)

Assuntos CE-RESD/SBC:

· Relato da situação financeira da CE-RESD

· Participação no conselho de administração da RNP

· Relato das atividades da CE-RESD no último ano

· Qualis SBRC

Assuntos comuns LARC e CE-RESD/SBC:

· Relato do SBRC 2010

o pelas coordenadoras do CP

o pelos organizadores

· Apresentação do SBRC 2011

· Próximos SBRCs

Ata

Às 12h54 o Prof. Artur Ziviani abriu a reunião  com a pauta relativa ao LARC: relato das atividades, resumo da situação administrativa e eleição de nova diretoria. O Prof. Artur lembrou a todos a atual composição da diretoria do LARC. Recordou que nesta gestão se manteve como conselho consultivo informal membros das diretorias mais recentes como memória e auxílio na continuidade da atuação do LARC.

Em seguida, Prof. Artur passou para o relato das atividades do LARC no último ano. Primeiro, relatou o apoio a um autor discente de cada um dos cinco melhores artigos do SBRC 2010, incluindo inscrição, passagem e 5 diárias CNPq. Um dos alunos não pode ir ao evento por problemas de saúde na família e outro autor da UFRGS não utilizou a passagem. Os recursos extras que se tornaram disponíveis foram aplicados para ampliar a participação dos autores que compareceram.

Em seguida, Prof. Artur anunciou a disponibilização dos artigos do SBRC 1999-2009, incluídos seus workshops, na biblioteca digital da SBC. Isso decorre de uma discussão realizada na reunião do ano passado a respeito da dificuldade em acessar artigos dos anos passados e da necessidade de aumentar a quantidade de citações e o qualis do SBRC. Os cerca de 1200 artigos estão agora disponíveis em http://sbc.org.br/bibliotecadigital, e o LARC custeou a migração dos artigos para a biblioteca digital da SBC.

Dando seguimento, Prof. Artur anunciou que há uma nova página web do LARC com novo design e domínio próprio: http://www.larc.org.br. Esta foi feita usando Joomla para facilitar atualizações. As instituições membro estão atualizadas, mas os representantes não necessariamente. Assim, o Prof. Artur pediu que todos acessem a página e apontem atualizações necessárias. Novas instituições que desejam ingressar no LARC devem entrar em contato para informar-se a respeito do procedimento para fazê-lo.

Nesse momento, Prof. Artur relatou o apoio do LARC para a Revista Brasileira de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (RB-RESD). O LARC custeia a versão impressa da revista. Prof. Artur ressaltou que há uma chamada aberta disponível na página web do LARC para recepção de artigos para avaliação em fluxo continuo através do sistema JEMS.

Prosseguindo, Prof. Artur passou a palavra para a Profa. Luci Pirmez. Esta comentou que duas novas edições da revista serão impressas em breve, que haverá uma quarta edição e que a Profa. Luci deixará a editoria. A intenção é mudar a composição da editoria de 2 em 2 anos. Profa Luci ressaltou que é preciso que haja mais referências aos artigos da revista. A Profa. Thais Batista deve ser uma das novas editoras.

Em seguida, Prof. Artur anunciou que a revista JISA (Journal of Internet Services and Applications) foi lançada. Ele ressaltou que a revista é uma iniciativa brasileira através de uma parceria do CGI.br, LARC e SBC, porém com caráter totalmente internacional. O primeiro número da revista saiu em Maio de 2010 pela Springer. Prof. Artur convidou todos a visitar o site da revista e indicou que há uma chamada aberta. Os atuais editores-chefe são o Prof. Fábio Kon (USP) e o Prof. Gordon Blair, da Lancaster University.

A seguir, Prof. Artur comentou que o LARC tem um assento no conselho de administração da RNP e do CGI.br. O representante na RNP é o Prof. Célio Albquerque (UFF). No CGI.br, o representante é Prof. Lisandro Granville (UFRGS), que através do Prof. Artur pede desculpas por não poder comparecer e relata que a principal atividade da representação do LARC no CGI.br é o apoio desta ao SBRC. Ano passado também houve o apoio ao Infocom e a outros eventos promovidos pela SBC fora desta comunidade.

A palavra então foi passada ao Prof. Célio que relatou que a relação do LARC com a RNP tem sido positiva. Há seis reuniões por ano e há interesse da RNP por mais interação com a comunidade. As chamadas por projeto da RNP são atualmente feitas de forma aberta. Ele também relatou que existe um interesse da RNP de tornar-se mais conhecida na comunidade, divulgando o seu papel como infraestrutura que interliga a comunidade científica. O Prof. Célio sugere que é nossa responsabilidade aumentar a relação com a RNP e o uso da infraestrutura pela comunidade para testes e pesquisa.

Nesse momento, a palavra retornou para o Prof. Artur para relato da parte administrativa e financeira da atividade do LARC. No lado administrativo, ele relatou primeiro a regularização do histórico de atas do LARC que está em andamento. Uma vez regularizada a situação, pretende-se criar uma infraestruturua de gestão própria no LARC, registrar o novo estatuto e abrir uma conta bancária própria.

No aspecto financeiro, Prof. Artur relatou as despesas do último ano referentes às atividades acima relatadas, que totalizaram R$ 13.901,00 (treze mil novecentos e um reais).

A seguir, Prof. Artur iniciou a eleição da nova diretoria do LARC para a gestão 2010-2012. Ele apresentou a chapa única registrada até então: Prof. Luciano Gaspary (UFRGS) como Diretor do Conselho Técnico Científico, Prof. Artur Ziviani (LNCC) como Vice-Diretor do Conselho Técnico Científico, Prof. Célio Albuquerque (UFF) como Diretor Executivo e Prof. Elias Duarte Jr (UFPR) como Vice-Diretor Executivo. Prof. Artur consultou publicamente a respeito da existência de chapas alternativas. Seguiu-se então uma votação entre os representantes presentes das instituições membros do LARC. Por maioria, a nova composição da Diretoria para a gestão 2010-2012 foi aprovada e eleita.

Em seguida, a palavra foi passada ao Prof. Carlos Ferraz para tratar-se dos assuntos da CE-RESD da SBC. Prof. Carlos iniciou sua fala lembrando a composição da CE-RESD: Prof. Carlos Ferraz, Prof. Francisco Brasileiro (UFCG) e Prof. Nelson Fonseca (UNICAMP). A seguir ele relatou a situação financeira, que é positiva. Ele relatou as entradas e saídas desde a última reunião.

Sobre a representação do CE-RESD no CADM da RNP, ele relatou recomendações da comunidade para o planejamento do novo contrato de gestão.

A palavra foi passada então ao Prof. Michael Stanton, que comentou que ele não faz parte dos conselho de administração da RNP, embora seja o diretor da área de pesquisa e inovação, e que portanto não há conexão direta entre a atuação do LARC e seu departamento. Assim não há comunicação eficiente da comunidade para sua divisão na RNP. A seguir, Prof. Carlos ressaltou a necessidade da comunidade ser mais pró-ativa em relação ao RNP. Assim, o Prof. Michael Stanton propos a criação de um conselho técnico-científico na RNP para viabilizar uma comunicação mais efiente entre a comunidade e a diretoria de inovação da RNP. Foi sugerido que esta proposta seja levada ao CADM da RNP pelas representações do LARC e da CE-RESD neste conselho.

A seguir, Prof. Michael fez dois relatos sobre a RNP:

- Há a manutenção do PlanetLab para a comunidade e a infraestrutura foi atualizada no último ano: existem agora 4 nós atualizados e o serviço está disponível.

- Há uma colaboração longa do RNP com o CPqD-GIGA na área de internet do futuro. Um dos frutos dessa atividade é o workshop de internet no futuro no SBRC 2010.

Sobre este assunto, Prof. Suruagy sugeriu que o CE-RESD use recursos para promover uma reunião mais específica para discutir esse relacionamento e representação.

A seguir, Prof. Carlos continuou os informes do CE-RESD, mencionando que é preciso atualizar a página do CE-RESD. Ela está temporariamente hospedada na URL http://ce-resd.ufpa.br . Ele pediu sugestões para a página e sugeriu que a discussão sobre os temas anteriormente levantados aconteça também na página e que seja discutido lá também com melhorar o qualis do SBRC.

Nesse momento, Prof. Carlos relatou que a CE-RESD apoiou o SBRC 2010, principalmente com adiantamentos para a organização.

A seguir, Prof. Carlos levantou a discussão de como melhorar o Qualis do SBRC. A palavra foi passada à Profa. Thaís, que disse que é necessário que haja mais citações aos artigo do SBRC. Ela relatou que poucos artigos citaram outros artigos do SBRC esse ano.

A seguir, Prof. Abelém comentou que na última reunião foi apresentado o estatuto da CE-RESD, uma exigência da SBC. Ele sugere que uma última rodada de sugestões seja pedida por email e o estatuto seja encaminhado à SBC.

A seguir, Profa. Luci e Profa. Thais relataram atividades do comitê de programa. Relataram primeiro a formação do comitê de programa, em seguida a distribuição dos membros por região do Brasil, números do processo de submissão e o funcionamento do comitê de programa. As professoras relataram que a taxa de aceitação no evento foi mais baixa em algumas áreas e, em particular em sistemas distribuídos, onde revisores talvez tenham sido mais rigorosos.

Nesse momento, houve perguntas sobre se o processo de rebuttal mudou a definição de artigos. As professoras responderam que sim.

A seguir, a palavra foi passada a Prof. Marinho para relato sobre SBRC. Ele apresentou aspectos financeiros: Saldo positivo, 750 participantes, 450 estudantes participando, sendo 45 estudantes membros da SBC. Ele reportou também que a relação com a RNP foi excelente e comentou algumas inovações na organização em 2010: uniformização das datas entre workshops e com o salão, jantar do CP e fomulário de avaliação online para o SBRC2011.

A palavra passou então para o Prof. Ronaldo Ferreira a respeito do SBRC 2011. Ele descreveu a equipe de organização e convidou a todos para o evento e a contribuir com sugestões para a organização. Prof. Artur e Prof. Bruno Schulze, coordenadores do comitê de programa, comentaram sobre o início do trabalho para o ano que vem.

Prof. Artur prosseguiu então com a pauta da reunião, comunicando que há a candidatura da UFMG para a organização do SBRC 2012 em Ouro Preto-MG, sob coordenação dos Profs. Jussara Marques de Almeida (UFMG) e Dorgival Guedes (UFMG), registrando que recebeu cartas de apoio à realização do evento da UFMG, da secretaria de turismo de Minas Gerais e da Prefeitura de Ouro Preto-MG. Prof. Artur comunicou que Prof. Kamienski retirou a candidatura da UFABC previamente existente.

Prof. Artur registrou também que há uma pré-candidatura encaminhada pelo Prof. William Giozza (UNB) para a organização do SBRC 2013 em Brasília-DF. Prof. Giozza enviou também uma carta de apoio da UnB e requisitou a inclusão da UnB no LARC. Os representantes do LARC presentes votaram todos a favor da inclusão.

Profa. Jussara então fez uma apresentação sobre os planos para o SBRC 2012 em Ouro Preto, com organização sua e do Prof. Dorgival Guedes, da UFMG, e  com apoio da UFOP. A data tentativa é entre 30 de Abril a 4 de Maio de 2012, devido à disponibilidade do local do evento.

Prof. Artur conduziu a votação sobre a candidatura, primeiro pelos representantes do LARC: 11 votos, e aprovada. Em seguida, o Prof. Carlos Ferraz conduziu a votação pelos membros da SBC presentes, onde houve unanimidade a favor da candidatura.

Sendo assim, foi aprovada a realização do SBRC 2012 na cidade de Ouro Preto-MG, sob coordenação dos Profs Jussara Almeida e Dorgival Guedes da UFMG.

Prof. Artur finalmente comentou sobre outras sugestões feitas ao LARC. Houve a sugestão de indexar o SBRC no DBLP. Outra sugestão registrada foi a criação de uma iniciativa política articulada entre SBC, LARC e RNP em prol da comunidade. Foi sugerido que a discussão sobre esse tema fosse alocada para a reunião de discussão anteriormente proposta pelo Prof. Suruagy. Prof. Michael sugeriu que isso acontecesse no CSBC 2010, em Belo Horizonte.

Eu, Nazareno Andrade, secretário da reunião, lavrei esta ata que vai assinada por mim e pelo Prof. Artur Ziviani, Diretor do Conselho Técnico-Científico (CTC) do LARC gestão 2008-2010 e pelo Prof. Carlos Ferraz, atual Coordenador da Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CE-RESD) da SBC, após aprovação.

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Nazareno Andrade

Secretário da Reunião

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Artur Ziviani

Diretor do CTC do LARC gestão 2008-2010

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Carlos André Guimarães Ferraz

Coordenador da CE-RESD da SBC