Home » Reuniões » Reunião 50 (Campo Grande, MS, 02/06/2011)
Reunião 50 (Campo Grande, MS, 02/06/2011)

ATA da 50ª reunião do LARC realizada aos dois dias do mês de junho de dois mil e onze, às 13 horas na cidade de Campo Grande no Estado de Mato Grosso do Sul, realizada em conjunto com a reunião da CE-RESD da SBC.

Estavam presentes Carlos Ferraz (UFPE – Coordenador da CE-RESD da SBC), Luciano P. Gaspary (UFRGS - Diretor do Conselho Técnico Científico do LARC), Artur Ziviani (LNCC – Vice-Diretor do Conselho Técnico Científico do LARC), Elias Procópio Duarte Jr. (UFPR – Vice-Diretor Executivo do LARC), Luís Carlos E. de Bona (UFPR), Flávio de Oliveira Silva (UFU), Silvana Rossetto (UFRJ), Michael Stanton (UFF/RNP), Djamel H. Sadok (UFPE), Aldri Luiz dos Santos (UFPR), Nabor Mendonça (UNIFOR), Rossana Maria de Castro Andrade (UFC), Kelvin Lopes Dias (UFPE), Kleber Vieira Cardozo (UFG), Sand Luz Correa (UFG), Eduardo Nakamura (FUCAPI/UFAM), Cesar A. V. Melo (UFAM), Augusto J. V. Neto (UFC), Eduardo Coelho Cerqueira (UFPA), Danielo Gomes (UFC), Luis Henrique M. K. Costa (UFRJ), Igor Monteiro Moraes (UFF), Michele Nogueira (UFPR), Carlos Alberto Kamienski (UFABC), Magnos Martinello (UFES), Carlos Alberto Vieira Campos (UNIRIO), Bruno Schulze (LNCC), Antônio Tadeu Azevedo Gomes (LNCC), Marinho Pilla Barcellos (UFRGS), José Eduardo M. J. Brandão (IPEA), Marcos Rogério Salvador (CPqD), Joberto S. B. Martins (UNIFACS), Nelson Fonseca (UNICAMP), Joni Fraga (UFSC), José F. Rezende (UFRJ), Antônio Jorge Gomes Abelém (UFPA), Edmundo R. M. Madeira (UNICAMP), José Augusto Suruagy Monteiro (UNIFACS), Lisandro Granville (UFRGS), Paulo Roberto de Lira Gondim (UnB), André Costa Drummond (UnB), Jacir Luiz Bordim (UnB), Priscila Solís Barreto (UnB), Rafael Timóteo de Souza Júnior (UnB), Dorgival O. Guedes Neto (UFMG), Humberto Torres Marques Neto (PUC-Minas), José Marcos Nogueira (UFMG), Fabíola Gonçalves P. Greve (UFBA), Ronaldo Alves Ferreira (UFMS) e Nazareno Andrade (UFCG).

Pauta da Reunião

Assuntos comuns LARC e CE-RESD/SBC:

· Aprovação da ata da reunião de 2010

· Participação na organização do evento “Agenda Brasileira de PD&I em Internet do Futuro”

· Agenda brasileira de PD&I em redes de computadores e sistemas distribuídos

· Relato de participação no CADM/RNP

· Relato sobre andamento da RB-RESD

· Relato de organização do SBRC 2011

· Organização dos próximos SBRC

Assuntos LARC:

· Relato sobre situação financeira do LARC

· Relato sobre status da regularização das atas do LARC

· Relato sobre andamento do JISA

· Informes gerais

Assuntos CE-RESD/SBC:

· Relato sobre situação financeira da CE

· Re-organização das CEs

· SBRC: Qualis e apoios financeiros

· Informes gerais

· Eleição da nova comissão (gestão 2011-2013)

Ata

Às 13:00hs Luciano Gaspary (UFRGS - Diretor do Conselho Técnico Científico do LARC) abriu a reunião com a pauta comum entre LARC e CE-RESD.

Luciano conduziu a votação da aprovação da ata da reunião de 2010. Os 12 representantes do LARC presentes aprovaram a ata por unanimidade.

Luciano convidou Lisandro Granville (UFRGS) para relatar a participação do LARC e do CE-RESD no evento “Agenda Brasileira de PD&I em Internet do Futuro”, realizado em Outubro de 2010. O evento produziu um documento sobre a necessidade de aportes financeiros e atenção para a pesquisa em Internet do Futuro delineando temas de pesquisa estratégicos nessa área. Será buscado o apoio da SBC e do LARC para endossar o documento.

No ponto seguinte da pauta, Luciano levantou a questão do encaminhamento de uma agenda brasileira de PD&I em redes de computadores e sistemas distribuídos. Luciano propôs a realização de um workshop/seminário para produzir um documento sobre os grandes desafios em redes de computadores e sistemas distribuídos. O LARC e a CE-RESD/SBC se dispuseram a organizar esse workshop no início do segundo semestre. Michael Stanton levantou a necessidade de levar em conta propostas anteriores de implementar grandes laboratórios para demonstrar soluções para os desafios identificados. Após discussão, decidiu-se tentar viabilizar o workshop para o início de Julho ou de Agosto. Lisandro ficou responsável de sondar a viabilidade dessas datas junto à SEPIN.

A seguir, Carlos Ferraz (UFPE – Coordenador da CE-RESD da SBC) relatou a participação das representações do CE-RESD e do LARC no Conselho CADM/RNP exercidas respectivamente pelo próprio Carlos Ferraz e por Artur Ziviani (LNCC – Vice-Diretor do Conselho Técnico Científico do LARC). Além da participação nas tarefas rotineiras do CADM, a CE-RESD e o LARC encaminharam a sugestão de implantação de um conselho técnico-científico na RNP. A solicitação está sendo considerada pela Diretoria da RNP.

A seguir, Lisandro relatou o andamento da Revista Brasileira de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (RB-RESD). As duas últimas edições estão atrasadas. Embora seu conteúdo esteja disponível, problemas operacionais atrasaram a publicação das edições. O atraso, devido a esses problemas operacionais, inviabilizou a confecção dessas edições em tempo de distribuição das mesmas no SBRC 2011, porém os problemas já se encontram sanados e a confecção das edições encontra-se em andamento. As versões digitais estarão disponíveis na biblioteca digital da SBC tão logo a nova biblioteca digital, em fase final de desenvolvimento, esteja operacional.

A seguir, Luciano deu início à pauta específica do LARC. Inicialmente, ele relatou a situação financeira do LARC. Ele relatou o saldo de aproximadamente R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). As despesas no último ano foram com a RB-RESD e com apoio administrativo e técnico para a regularização do histórico de atas do LARC. Artur relatou a situação do processo de regularização do histórico de atas do LARC. As atas foram digitalizadas e há uma consulta jurídica em andamento para determinar as assinaturas necessárias para finalizar a regularização.

Dando seguimento, Artur relatou o andamento do JISA. A revista está com um ano de existência e com boa visibilidade: há um artigo com mais de 1.600 downloads. O contrato com a Springer para sua publicação foi renovado.

Nos informes gerais, Luciano relatou que o CGI.br renovou seus assentos e o LARC manteve sua cadeira nesse colegiado. Lisandro foi reconduzido à posição de representante do LARC no CGI.br. Dando continuidade aos informes gerais, Artur relatou a solicitação da UNIRIO (carta do reitor) para se juntar ao LARC e a indicação, pelo reitor da UNIRIO, de Carlos Alberto Vieira Campos como representante da UNIRIO, tendo Sidney Cunha de Lucena como seu suplente. A votação da inclusão da UNIRIO no LARC foi aprovada por unanimidade dos 12 representantes presentes.

Dando seguimento com a pauta da CE-RESD, Carlos relatou a situação financeira da CE, atualmente com saldo de aproximadamente R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais). Lisandro relatou a re-organização das comissões especiais da SBC. Existirão agora grupos de interesse, comissões especiais e grandes áreas na estrutura da SBC. Não haverá mudanças para a CE-RESD.

Prosseguindo, Carlos levantou a discussão de como melhorar o Qualis do SBRC. Para melhorar o Qualis do SBRC, é necessário que haja mais citações aos artigos do SBRC. A CE tem feito esforços para deixar os anais online, com pouco efeito. Carlos sugeriu o uso das páginas da CE para promover o conhecimento de quem trabalha em que área na comunidade. Nabor Mendonça (UNIFOR) sugeriu que a iniciativa de aumentar a citação pode não ter muito resultado porque o universo de citações é muito grande. Luciano sugeriu que a quantidade necessária de citações por artigo para subir no Qualis não é muito alta. Fábio Costa (UFG) sugeriu a publicação na ACM DL. Paulo Gondim (UnB) sugeriu inserir os anais do SBRC nas bases indexadas e mencionadas no documento de área do Qualis. Luciano mencionou que a SBC tem um acordo com a IEEE para catalogação no IEEE Xplorer. Jacir Bordim (UnB) relatou a dificuldade de usar os textos publicados em português no exterior. Danielo Gomes (UFC) questionou se há conferências superiores a B3 entre as nacionais. Francisco Brasileiro (UFCG) questionou se houve impacto na mudança de Qualis do SBRC para motivar a preocupação. Antônio Abelém (UFPA) sugeriu que o procedimento deveria ser a publicação nos indexadores.

A seguir, Carlos informou sobre apoio financeiro ao SBRC. O Serpro tem apoiado o SBRC e se comprometeu a apoiar o SBRC, entre outros eventos, até 2014. Lisandro relatou que o CGI.br tem sido o outro parceiro fixo do SBRC.

Nos informes gerais, Carlos relatou que a SBC reconduziu o mesmo representante ao CGI.br, Flávio Wagner (UFRGS).

Em seguida, deu-se a eleição da nova coordenação da Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CE-RESD) no período 2011-2013. A composição proposta teve Ronaldo Alves Ferreira (UFMS), como coordenador, e Luci Pirmez (UFRJ) e Bruno Schulze (LNCC) como integrantes. A nova composição da coordenação da Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CE-RESD) no período 2011-2013 foi votada e aprovada pelos presentes.

Dando seguimento à pauta, Ronaldo Alves Ferreira (UFMS) informou sobre a organização do SBRC 2011. Houve uma chamada aberta de workshops com 9 submissões e 8 aceitos. No aspecto financeiro, a perspectiva é que haverá lucro ao fim do evento. Houve 727 inscritos, com 585 pagantes. Ronaldo relatou os números dos workshops e minicursos.

A seguir, Bruno Schulze (LNCC) relatou sobre o trabalho do comitê de programa. Há cerca de 100 membros. 295 artigos foram registrados, com 223 válidos submetidos. A taxa de aceitação foi de 28% de aceitação. Dos 62 artigos aceitos, 32% contam com citações a artigos publicados em SBRCs anteriores. Nelson Fonseca (UNICAMP) sugeriu que as revisões sejam obrigatoriamente feitas pelos membros do comitê. Artur relatou a dificuldade em implementar isso. Nazareno Andrade (UFCG) sugeriu que os autores dêem um retorno sobre as revisões que receberam ao fim do processo. Lisandro mencionou que já há essa funcionalidade no JEMS, mas que é preciso resolver como usar a informação. José Marcos Nogueira (UFMG) sugeriu que uma fração fixa do comitê de programa seja sempre renovada.

A seguir, Dorgival Guedes (UFMG) relatou sobre a organização do SBRC 2012. A organização está seguindo o cronograma previsto, exceto pela atualização do enlace de dados para a UFOP, que já está encaminhado, porém atrasado. As datas previstas para a realização do evento foram contingência da disponibilidade do centro de convenções. José Rezende (UFRJ) e Elias Duarte Jr (UFPR) relataram o trabalho dos coordenadores do comitê de programa para o SBRC 2012. Eles relataram as datas propostas e propuseram uma votação sobre o uso do rebuttal, questionando sua utilidade. Nelson questionou os números que sustentam essa proposta. Artur relatou baseado na edição de 2011 que há mudanças na decisão sobre os artigos, mas que isso ocorre em número bem reduzido. Fubica sugeriu que mesmo se somente um artigo tiver sua recomendação alterada torna o processo de rebuttal relevante. Nabor sugeriu a flexibilização de datas para discussão de conflitos. Nelson sugeriu a separação de uma parte do CP para cobrir revisores que atrasam. Rezende e Elias sugeriram diminuir o prazo de rebuttal e confirmação de notas para, juntos, ocupar 1 semana.

Seguindo com a reunião, Rafael de Souza, da UnB apresentou a candidatura de Brasília para o SBRC 2013. Carlos perguntou sobre outros candidatos para 2013. Não houve. José Marcos questionou os planos para coordenadores e equipe de organização dos candidatos. A resposta foi que ainda não há nomes. Nelson sugeriu que a proposta está incompleta e portanto não poderia ser julgada de imediato. Rafael e Jacir se apresentaram como coordenadores e descreveram sua atuação na comunidade. Nelson sugeriu que a decisão seja postergada e feita com uma proposta mais detalhada. Carlos encaminhou que em dois meses seja apresentada uma proposta mais detalhada, contendo ao menos coordenadores, datas e local. O comitê consultivo do SBRC decidirá então sobre a candidatura. Esse encaminhamento foi votado e aprovado. Joni Fraga (UFSC) e Jean-Marie Farines (UFSC) registraram a pré-candidatura de Florianópolis para sediar o SBRC em 2014. De forma similar, Fábio Costa (UFG) registrou que a UFG tem a intenção de organizar o SBRC em 2015 em Goiânia.

Eu, Nazareno Andrade (UFCG), secretário da reunião, lavrei esta ata que vai assinada por mim e pelo Prof. Luciano Gaspary (UFRGS), Diretor do Conselho Técnico-Científico (CTC) do LARC gestão 2010-2012 e pelo Prof. Carlos Ferraz, atual Coordenador da Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CE-RESD) da SBC, após aprovação.

___________________________

Nazareno Andrade

Secretário da Reunião

______________________________

Luciano Gaspary

Diretor do CTC do LARC gestão 2010-2012

______________________________

Carlos André Guimarães Ferraz

Coordenador da CE-RESD da SBC (2009-2011)