Home » Reuniões » Reunião 28 (Belo Horizonte, 24 e 25/05/1995)
Reunião 28 (Belo Horizonte, 24 e 25/05/1995)

Ata da 28ª reunião do LARC realizada aos vinte e quatro dias do mês de maio de mil novecentos e noventa e cinco, às 15 horas, na sala 3010 do DCC/ICEX da UFMG.

Estavam presentes Liane M.R. Tarouco (Diretora do Conselho Técnico e Científico do LARC e representante da UFRGS), Elizabeth S. Specialski (Diretora Executiva do LARC e representante da UFSC), e os seguintes membros representantes: José Marcos S. Nogueira (UFMG), José A. Suruagy Monteiro (UFPE), Eduardo W. Bergamini (INPE), Luiz Fernando G. Soares (PUC/RJ), William F. Giozza (UFPB, substituindo Joberto S. B. Martins) e Paulo Aguiar (UFRJ, substituindo Edmundo de Souza e Silva). Portando cartas de indicaÿão como representantes de suas Instituiÿões, estavam presentes: Wanderley Lopes de Souza (UFSCar), Antônio Mauro B. de Oliveira (UFC) e Michael A. Stanton (UFF). Como ouvintes, estavam presentes: Prof. Jean-Marie Farines (UFSC), Prof. Carlos Westphall (UFSC), Prof. Luiz Fernando Rust (UFRJ), José Neuman de Souza(UFC), Luís Felipe Magalhães de Moraes (UFRJ).

A professora Liane Tarouco iniciou a sessão informando o recebimento das correspondências que indicavam os professores Wanderley Lopes de Souza e Antônio Mauro B. de Oliveira como representantes, respectivamente, das Universidades Federais de São Carlos e Ceará e da proposta de adesão ao LARC da Universidade Federal Fluminense bem como a indicação do professor Michael A. Stanton como seu representante. Em seguida, colocou em apreciação, a seguinte pauta:

1) apresentação dos ouvintes;

2) Votação da adesão da Universidade Federal Fluminense;

3) Discussão da realização dos próximos Simpósios;

4) Avaliação das funções e objetivos do LARC;

5) Eleição da nova Diretoria.

Aprovada a pauta, os ouvintes se apresentaram, indicando os motivos que os levaram a participar da reunião.

Colocado em votação o segundo item - adesão da Universidade Federal Fluminense ao LARC - foi aprovado por unanimidade.

Passando ao terceiro item de pauta, a professora Liane informou que existiam duas propostas para a realização do 15º SBRC: uma proposta da Universidade Federal de São Carlos e outra a Universidade Federal Fluminense. Os membros do LARC consideraram que a Universidade Federal de São Carlos já havia feito a proposta de realizar o 14º SBRC em 1994, tendo sido preterida em favor da UFC e que a solução mais adequada seria conceder a realização do 15º SBRC para a Universidade Federal de São Carlos e indicar como provável realizadora do 16º SBRC, a Universidade Federal Fluminense. Colocada em votação, a proposta de realizar o 15º SBRC na Universidade Federal de São Carlos foi aprovada por unanimidade, ficando a Universidade Federal Fluminense indicada como a provável realizadora do 16º SBRC. Ficou decidido, ainda, que o planejamento dos próximos simpósios terão uma antecedência máxima de três anos; em cada reunião anual, referendar-se-á o organizador do SBRC seguinte e indicar-se-á o organizador do segundo ano.

No quarto ponto de pauta, o professor Suruagy questionou os objetivos do LARC, ressaltando que o histórico da sua atuação não justificaria a sua manutenção. O professor Bergamini sugeriu que o Estatuto do LARC fosse atualizado no sentido de incluir um aditivo listando os novos membros do LARC, além de que fosse tentada uma nova reaproximação com a SESU/MEC (Secretaria de Educação Superior do Ministério de Educação e do Desporto), uma vez que este órgão é membro fundador do LARC. O prof. Bergamini sugeriu, ainda, que fosse promovido um intercâmbio maior entre todas as instituições integrantes do LARC (incluindo a SESU/MEC); que fosse fomentada a idéia de um projeto maior e que fosse dada antenção à legalização jurídica de todos os membros do LARC cuja adesão se deu após sua criação. O professor Suruagy sugeriu que um projeto poderia ser relativo à formação de recursos humanos. A professora Liane sugeriu que fosse ativada uma colaboração entre os cursos de pós-graduação das Instituições como, por exemplo, a realização de disciplinas via rede. Outras sugestões apresentadas incluíram a realização de assembléia do LARC e a elaboração de projetos a serem submetidos ao programa ProTeM-CC que abrirá edital para a sua terceira fase em agosto.

A reunião foi suspensa às 17 horas e 15 minutos, ficando a sua continuação marcada para o dia 25 de maio às 12 horas e 30 minutos, na mesma sala.

No dia 25 de maio de 1995, às 12 horas e 30 minutos, na sala 3010 do ICEX da UFMG, teve continuidade a reunião do LARC, com a presença das seguintes pessoas: Liane Tarouco (UFRGS), Elizabeth Specialski (UFSC), Michael A. Stanton (UFF), Wanderley Lopes de Souza (UFSCar), José Marcos Nogueira (UFMG), Luiz Fernando G. Soares (PUC-Rio), Maria Izabel C. Cabral (UFPb), Paulo Aguiar (UFRJ), Jean-Marie Farines (UFSC), Luiz Fernando Rust da Costa Carmo (UFRJ), A. Mauro B. Oliveira (UFC), Luis Felipe Magalhães de Moraes (UFRJ), José Augusto Suruagy Monteiro (UFPe) e Rossana Maria de Castro Andrade (UFC).

Os membros do Conselho Técnico e Científico do LARC passaram a definir as linhas gerais do projeto Rede GIGALARC que consiste de uma rede de alta velocidade e que deverá beneficiar toda a comunidade acadêmica brasileira.

 

Objetivo geral do projeto: Viabilizar um ambiente, em alta velocidade, para propiciar às instituições de ensino e pesquisa o avanço tecnológico na exploração de protocolos, serviços e aplicações na área de rede de alta velocidade, em especial ATM.

Objetivos específicos do projeto:

- Estudo das tendências, viabilidade, alternativas.

- Análise do Cenário Nacional e Internacional - alternativas de utilização e de cooperação.

-Identificação dos problemas pendentes.

-Propostas de soluções de problemas desde a Camada física até a Camada de Aplicação.

-Projetos de Serviços.

-Formação de recursos humanos.

Para estes objetivos, houve um consenso de se trabalhar em sintonia com as operadoras de Telecomunicações e com outros projetos de pesquisa em redes no País.

Como veículo de comunicação para a discussão e definição mais detalhada do projeto, ficou estabelecida a Lista Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. que será criada pela professora Liane.

Ficou também decidido que, o Coordenador do projeto será o novo Diretor do Conselho Técnico e Cientifico a ser eleito.

Passando ao último item de pauta, foi realizada a eleição da nova Diretoria do LARC, tendo sido eleitos:

Diretor do Conselho Técnico e Científico: José Augusto Suruagy Monteiro - UFPE

Vice-diretor do Conselho Técnico e Científico: Luiz Fernando Gomes Soares - PUC-RIO

Diretor Executivo: Jean-Marie Farines - UFSC

Vice-diretor Executivo: Luiz Fernando Rust - UFRJ

A reunião foi encerrada às 13 horas e 30 minutos, da qual lavrei a presente ata.

 

Elizabeth Specialski