Home » Reuniões » Reunião 34 (Rio de Janeiro, 27/05/1998)
Reunião 34 (Rio de Janeiro, 27/05/1998)

Ata da 34ª reunião do LARC realizada aos vinte e sete dias do mês de maio de mil novecentos e noventa e oito, às 16 horas e 30 minutos, na sala Arpoador do Hotel Sofitel Rio Palace na cidade do Rio de Janeiro.

Estavam presentes José Augusto Suruagy Monteiro (Diretor do Conselho Técnico e Científico do LARC e representante da UFPE); Jean-Marie Farines (UFSC), Diretor Executivo do LARC, e os seguintes membros representantes: Julius Leite (UFF), José Marcos Nogueira (UFMG), Wanderley Lopes de Souza (UFSCar), Raimundo Macêdo (UFBA), Guido Lemos de Souza Fo (UFRN), Liane M. R. Tarouco (UFRGS), Edmundo de Souza e Silva (UFRJ), Edmundo Madeira (UNICAMP) e ....

A reunião do LARC foi realizada conjuntamente com a da Comissão Especial de Redes de Computadores da SBC e presidida pelo Professor Wanderley Lopes de Souza, coordenador da Comissão Especial da SBC e pelo Professor José Augusto Suruagy Monteiro, diretor do Conselho Técnico e Cientifico do LARC.

Nesta reunião, foram discutidos os seguintes pontos de Pauta:

1. Avaliação do XVIo SBRC

O Professor Julius Leite, coordenador geral do XVIo SBRC, fez um relato preliminar do Simpósio, informando o número de inscritos (488 até o momento da reunião) e agradecendo toda a equipe que trabalhou neste. Destacou a realização de três Workshops (TMN, CADE e TR) durante o Simpósio, o nível de qualidade técnica bastante satisfatório dos artigos presentados e a realização de varias sessões paralelas, aumentando desta forma o numero de opções para os participantes. Lamentou que a tentativa de viabilizar uma maior participação estudantil não teve o sucesso esperado, destacando as dificuldades devidas à situação atual de greve nas Universidades Federais. No que diz respeito ao suporte financeiro do Simpósio, recebeu apoio das agências financiadoras estatais (federais e estaduais) e enfrentou grandes dificuldades do lado das empresas privadas (apenas uma empresa de pequeno porte forneceu apoio financeiro ao Simpósio). Destacou enfim as dificuldades enfrentadas devido à falta de recursos iniciais antes do Simpósio e os problemas encontrados na tentativa de obtenção de recursos junto à FINEP que adotou neste ano, nova política de financiamento, apoiando apenas alguns eventos (4 na área de informática).

O Prof. Edmundo de Souza e Silva, coordenador do Comitê de Programa agradeceu a participação dos membros do Comitê. Registrou a sua satisfação com a submissão eletrônica em postscript, o uso do software de avaliação e a opção de um Comitê de Programa estendido com membros que participam integralmente da avaliação e finalmente, destacou a importância de uma reunião do Comitê de Programa, mesmo sem a participação de todos seus membros.

Finalmente, foram feitas considerações a respeito da necessidade de manter um registro das experiências de organização e de avaliação dos diversos Simpósios, no sentido de uma maior profissionalização do SBRC. Foram levantadas ainda questões a respeito da responsabilidade financeira que atualmente é quase integralmente do coordenador geral do Simpósio e que deveria passar a ser das organizações que o promovem.

2. Apresentação do XVIIo SBRC

Foi confirmada a realização do XVIIo SBRC em Salvador. O coordenador geral do Simpósio, Professor Raimundo Macêdo da Universidade Federal da Bahia, anunciou que as datas prováveis da realização deste seriam os dias de 25 a 28 de maio de 1999, e apresentou o nome do Coordenador do Comitê de Programa - José Marcos Nogueira (UFMG). Anunciou uma possível modificação da data limite de submissão de artigo e a manutenção do procedimento de submissão eletrônica.

Foi proposto ainda que seja levada ao Comitê Especial de Multimídia e Hipermídia da Sociedade Brasileira de Computação, responsável pelo Simpósio SBMídia, a proposta de organizar conjuntamente os dois Simpósios SBRC e SBMidía, tendo um Comitê de Organização único e Comitês de Programa distintos, compartilhando palestrantes e superpondo atividades dos dois Simpósios em alguns dias.