Home » Reuniões » Reunião 30 (Fortaleza, 21 e 22/05/1996)
Reunião 30 (Fortaleza, 21 e 22/05/1996)

Ata da 30ª reunião do LARC realizada aos vinte e um dias do mês de maio de mil novecentos e noventa e seis, às 19 horas, na sala Argentea do Hotel Caesar Park em Fortaleza-CE.

Estavam presentes José A. Suruagy Monteiro (Diretor do Conselho Técnico e Científico do LARC e representante da UFPE), Luiz Fernando G. Soares (Vice-Diretor do Conselho Técnico e Científico do LARC e representante da PUC/RJ), Jean-Marie Farines (UFSC), Diretor Executivo do LARC , Luiz Fernando Rust (UFRJ), Vice-Diretor Executivo do LARC e os seguintes membros representantes: Liane M.R. Tarouco (UFRGS), Elizabeth S. Specialski (UFSC), José Marcos S. Nogueira (UFMG), Eduardo W. Bergamini (INPE), Joberto S. B. Martins (UFPb), Wanderley Lopes de Souza (UFSCar), Edmundo de Souza e Silva (UFRJ), Michael A. Stanton (UFF), Edmundo R.M. Madeira (UNICAMP). Estavam ainda presentes: Rogério Drummond (UNICAMP), Maria Marta Leite (UFSC), Raimundo Macêdo (UFBa), Luís Felipe Magalhães de Moraes (UFRJ), William F. Giozza (UFPb), Carlos B. Westphall (UFSC), Noemi de la Rocque Rodriguez (Puc-Rio), Julius Leite (UFF), Cesar Teixeira (UFSCar) e Maria da Graça Pimentel (USP-São Carlos).

O Professor José Suruagy Monteiro iniciou a reunião com a aprovação das atas das reuniões anteriores, e da pauta desta reunião.

1. Novos Representantes:

O Professor Suruagy informou os presentes a respeito das indicações recebidas dos novos membros (titular/suplente) das entidades participantes do LARC.

2. Apresentação e Discussão da Proposta de Organização do SBRC 97:

O Professor Wanderley de Souza (UFSCar), coordenador geral do SBRC 97, apresentou a proposta de organização deste. O Simpósio será organizado em conjunto pela UFSCar e pela USP-São Carlos e deverá ser realizado em São Carlos, no campus da UFSCar. A duração prevista para o Simpósio é de quatro dias, sendo que as instalações devem ainda ser reservadas durante dois dias antes e três dias depois para a realização de Workshops e Reuniões de Trabalho. O Prof Wanderley de Souza, coordenador geral e o Prof Rogério Drummond, coordenador da Comissão de Programa do SBRC 97 apresentaram a proposta de funcionamento da Comissão de Programa e de seleção dos trabalhos técnicos. A seguir, foram amplamente discutidos os principais pontos desta proposta que prevê o processo de submissão e avaliação de artigos sob forma eletrônica, a seleção de cinco ou seis artigos para um número especial do Journal da SBC, a realização dos anais em CD, e o cronograma para todo o processo de submissão/seleção.

A reunião foi suspensa às 20 horas e 15 minutos, ficando a sua continuação marcada para o dia 22 de maio às 8 horas na mesma sala.

No dia 22 de maio de 1996, às 8 horas, na sala Argentea do Hotel Caesar Park, teve continuidade a reunião do LARC, com a presença das seguintes pessoas: José Augusto Suruagy Monteiro (UFPe), Luiz Fernando G. Soares (PUC-Rio), Jean-Marie Farines (UFSC), Luiz Fernando Rust da Costa Carmo (UFRJ), A. Mauro B. Oliveira (UFC), Liane Tarouco (UFRGS), Elizabeth Specialski (UFSC), Eduardo W. Bergamini (INPE), José Marcos Nogueira (UFMG), Edmundo de Souza e Silva (UFRJ), Edmundo R. M. Madeira (UNICAMP), Manoel Camillo Penna (CEFET-Pr), Julius Leite (UFF), Maria da Graça Pimentel (USP-São Carlos), Cesar Teixeira (UFSCar), Maria Marta Leite (UFSC), Luis Felipe Magalhães de Moraes (UFRJ), Rogério Drummond (UNICAMP) e Maria Izabel Cavalcanti Cabral (UFPb).

A reunião foi reiniciada seguindo a pauta definida, sendo que a continuação da discussão a respeito da organização do SBRC 97 foi deixada para o final desta reunião.

3. Relatório e Plano de Trabalho da Diretoria do LARC:

O professor Suruagy apresentou o relato das atividades do LARC de maio de 1995 até maio de 1996. Destacou a realização do atual simpósio, a participação como LARC no Grupo de Trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento em Redes (GT-P&D) do Comitê Gestor da Internet/BR e o projeto Gigalarc. Informou que apesar de não ter se conseguido apresentar um projeto único Gigalarc na chamada de trabalhos do ProTeM-CC, mas apenas a junção das diversas propostas, cinco das oito destas apresentadas nesta oportunidade foram aceitas. Propôs ainda a realização de Workshops conjuntos destes projetos.

Para o período de maio de 1996 a maio de 1997, a diretoria do LARC propõe-se a continuar sua atuação junto ao GT-P&D, no sentido de viabilizar a realização de experimentos em redes de alta velocidade e a disponibilização destas ao conjunto da comunidade científica de redes. Por outro lado, ela propõe-se ainda a incentivar e apoiar iniciativas de formação de recursos humanos na área de redes, de forma coordenada com o Grupo de Trabalho de Recursos Humanos (GT-RH) do Comitê Gestor da Internet/BR.

Foi ainda informado o endereco da home-page do LARC (http://www.di.ufpe.br/~larc), o e-mail do LARC ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) e da lista LARC ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

4. Informes sobre o SBRC 96:

O professor Mauro Oliveira, coordenador geral do SBRC 96, fez um relato preliminar do Simpósio, informando o número de inscritos, o orçamento, as fontes de financiamento, a forma de organização adotada, a estratégia do Comitê de Organização, os problemas encontrados e ; conclui seu relato por uma auto-avaliação. A seguir, foi discutido a respeito das dificuldades que cada Comitê de Organização encontra. Foi sugerido pelo professor Bergamini que se incorpore no estatuto o estabelecimento de uma anuidade (500 reais, por exemplo) para as instituições participantes do LARC.

5. Decisão sobre o local do SBRC 98:

Foi confirmado que a organização do SBRC 98 ficará a cargo da Universidade Federal Fluminense. Foi ainda registrada a carta da UFSC se candidatando para organizar o SBRC no ano 2000.

6. Apresentação e Discussão da Proposta de Organização do SBRC 97 (Continuação):

Foi retomada a discussão iniciada no dia anterior sobre a proposta de organização do SBRC 97, chegando-se à conclusão que o processo de avaliação poderia ser feito eletronicamente, que os anais deveriam ser impressos, podendo haver também uma versão em CD, que seja contactada a Comissão Editorial do Journal da SBC para que seja realizado um número especial a partir da seleção de artigos do SBRC.

Foram ainda votadas por unanimidade dos presentes as seguintes propostas a serem levadas à diretoria da SBC pela diretoria do LARC:

  • a partir do próximo ano, a realização de reuniões conjuntas Comitê Técnico-Científico do LARC e Comissão Especial de Redes da SBC para decidir a respeito do local da realização dos próximos Simpósios e da organização daquele do ano seguinte;
  • a não aplicação ao SBRC da regra estabelecida pela SBC para os outros Simpósios que consiste no repasse à SBC de 15% da receita das inscrições, reduzindo-o a uma parcela de 7,5% e sendo que a outra parcela de 7,5% seria entregue pela organização do SBRC ao LARC, coorganizador deste evento.

Enfim o LARC se comprometeu, dependendo do estado das suas finanças, a propiciar a cada ano, um empréstimo financeiro inicial para a organização do Simpósio do ano seguinte.