Home » Reuniões » Reunião 48 (Recife, 28/05/2009)
Reunião 48 (Recife, 28/05/2009)

ATA da 48ª reunião do LARC realizada aos vinte e oito dias do mês de maio de dois mil e nove, às 12 horas na cidade de Recife no Estado de Pernambuco, realizada em conjunto com a reunião da CE-RESD da SBC.

Estavam presentes Antônio Jorge Gomes Abelém (UFPA – Coordenador da CE-RESD da SBC), Artur Ziviani (LNCC - Diretor do Conselho Técnico Científico do LARC), Célio Vinicius Neves de Albuquerque (UFF – Diretor Executivo do LARC), Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS – Vice-Diretor Executivo do LARC), Luci Pirmez (UFRJ), Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS), Thais Batista (UFRN), Marinho Pilla Barcellos (UFRGS), Roben Lunardi (UFRGS), Juliano Araujo Wickboldt (UFRGS), Rossana Maria de Castro Andrade (UFC), Miguel Franklin de Castro (UFC), Jó Ueyama (USP), Fábio Luciano Verdi (UFSCAR), Francisco Villar Brasileiro (UFCG), José Neuman de Souza (UFC), Carlos Alberto Kamienski (UFABC), Regina Melo Silveira (USP), Christiane Marie Schueitzer (UFABC), Marcio Faerman (RNP), José Augusto Suruagy Monteiro (UNIFACS), Iara Machado (RNP), Noemi Rodrigues (PUC-Rio), Elias Procópio Duarte Jr. (UFPR), Taisy Silva Weber (UFRGS), Paulo Eduardo de C. T. Barbosa (UFRGS), Raimundo José de Araújo Macêdo (UFBA), Fábio M. Costa (UFG), Ronaldo Alves Ferreira (UFMS), Dorgival O. Guedes Neto (UFMG), Fabíola G. P. Greve (UFBA), Carlos A. G. Ferraz (UFPE), Eduardo W. Bergamini (INPE/MCT), José Marcos Nogueira (UFMG), Edmundo A. de Souza e Silva (UFRJ), Rosa Maria Meri Leão (UFRJ), Daniel Ratton Figueiredo (UFRJ), Marcelo Gonçalves Rubinstein (UERJ), Bruno R. Schulze (LNCC) e José F. de Rezende (UFRJ).

Pauta da Reunião

- Informes e Comunicações;

 

Assuntos LARC:

1. Relato da situação administrativa e financeira do LARC;

2. Resumo da participação no conselho de administração da RNP e no CGI.br;

 

Assuntos CE-RESD SBC:

1. Resumo da participação no conselho de administração da RNP;

2. Relato da situação financeira da CE-RESD;

3. Apresentação de versão preliminar do novo site da CE-RESD;

4. Apresentação de versão preliminar do regimento da CE-RESD;

5. Eleição do novo coordenador da CE-RESD para o biênio 2009-2011;

 

Assuntos comuns LARC + SBC:

1. Revistas;

2. SBRCs

- Relato do SBRC 2009 pelo organizador;

- SBRC 2010 no Rio Grande do Sul;

- definição do local para o SBRC 2011.

 

Ata

O Prof. Abelém abriu a reunião listando a pauta prevista e passou a palavra ao Prof. Artur Ziviani que iniciou a apresentação dos assuntos do LARC. Primeiramente foi relatada a situação administrativa do LARC. Foi realizado um relato sobre o que foi realizado desde a última reunião conjunta entre LARC e CE-RESD, registrando-se o lançamento da Revista Brasileira de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (RB-RESD) em julho de 2008, inclusive com a distribuição de exemplares do primeiro número aos presentes nesta reunião. Também foi indicada a realização do panfleto comemorativo relativo aos 30 anos de constituição do LARC, que foi distribuído aos participantes do evento. Também foi relatada pelo Prof. Artur Ziviani a busca de orientação jurídica a respeito da situação administrativa do LARC. Nesse momento, foi registrado uma menção especial em agradecimento ao esforço empreendido pelo Prof. Célio Vinícius N. Albuquerque ao buscar essa orientação jurídica e assim realizar o levantamentos das etapas necessárias visando a regularização do histórico de atas, registro do novo estatuto do LARC e a abertura de uma conta bancária em nome do LARC.

Após o relato a respeito do que foi realizado, passou-se a descrever as próximas etapas planejadas. Essas são o registro de atas do LARC no Cartório do 1o. ofício de títulos e documentos de Brasília-DF, o registro do novo Estatuto do LARC (incluindo uma modificação para fixar a sede da instituição no munícipio do Rio de Janeiro-RJ) e a atualização do cadastro do CNPJ do LARC junto à Receita Federal. Foi registrado que o objetivo dessas etapas é alcançar para o LARC uma situação administrativa atualizada e regular, uma conta bancária própria para gestão de recursos e possibilidade de emissão de nota fiscal. Foi assim relatado que o objetivo final é criar-se uma infra-estrutura de gestão própria para o LARC.

Em seguida, o Prof. Artur Ziviani passou a relatar a situação financeira do LARC, registrando como despesas realizadas o pagamento da impressão das duas primeiras edições da RB-RESD no valor total de R$ 6.089,17 e o pagamento da impressão de panfletos comemorativos aos 30 anos do LARC no valor total de R$ 450,10. Também foram relatadas as despesas projetadas para o próximo ano: (i) a impressão de novas edições da RB-RESD; (ii) a impressão de uma nova carga de panfletos comemorativos aos 30 anos do LARC visando sua distribuição no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) a ser realizado no mês de julho de 2009 em Bento Gonçalves-RS; (iii) a confecção de um galhardete de divulgação da RB-RESD a ser utilizado em eventos como o SBRC; e (iv) o pagamento dos serviços de orientação e consultoria jurídica visando a regularização do histórico de atas do LARC e registro do novo estatuto.

Nesse momento, passou-se ao resumo da participação no conselho de administração da RNP. O Prof. Célio Albuquerque, Vice-Diretor Executivo do LARC e representante deste no Conselho de Administração da RNP, relatou a aprovação do relatório de gestão e das contas da RNP e a apreciação do relatório anual de desempenho. Em seguida, o Prof. Célio Albuquerque continuou seu relato indicando o esforço em direção a redes híbridas (REDEH – Rede Híbrida) na RNP, além da discussão sobre projetos, serviços, grupos de trabalho e ações de P&D. A RNP, através de seu Diretor-Geral Nelson Simões, se comprometeu a auxiliar o LARC com o encaminhamento de documentos do LARC ao cartório em Brasília-DF. Também foi registrado que o SBRC 2010 e o WRNP continuarão co-localizados.

Em seguida, o Prof. Lisandro Granville, representante do LARC no Conselho Gestor da Internet Brasil (CGI.br), iniciou seu relato. Foi registrada aos presentes o direito a voto que o LARC possui no CGI.br. Também foram relatados o encaminhamento pela representação do LARC de solicitações ao CGI.br visando o apoio a eventos. Registrou-se que o CGI.br vem apoiando essas iniciativas desde 2002. Já foram aprovados recursos para o SBRC 2010 e o LARC apoiou solicitações do SBSeg e IEEE Infocom. O apoio a projetos de pesquisa via CGI.br ainda não é um aspecto explorado, mas que deverá ser no futuro.

Neste momento, passou-se aos assuntos da CE-RESD. O Prof. Abelém, Coordenador da Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CE-RESD), iniciou seu relato informando sobre a parceria entre SBC e IEEE visando a publicação na biblioteca digital do IEEE. Também foi chamada a atenção para o Edital de Auxílio à realizadção de eventos do CNPq.

Em seguida, o Prof. Abelém resumiu a situação financeira da CE-RESD, indicando que o saldo efetivo totaliza um valor de R$ 72.101,36 e este já se encontra disponível para adiantamento de forma a auxiliar a organização do SBRC 2010.

Foi apresentada pelo Prof. Abelém a nova página da CE-RESD. O Prof. Michael Stanton sugeriu a inclusão dos workshops organizados no SBRC na página. O Prof. Suruagy sugeriu a inclusão dos artigos na biblioteca digital da SBC, além de indexá-los no site da CE-RESD. A localização provisória da página encontra-se na UFPA, porém a URL definitiva será a seguinte: http://www.sbc.org.br/ce-resd incorporada à estrutura da SBC. Neste momento, o Prof. Abelém apresentou a versão preliminar do Regimento da CE-RESD, contituído de 5 artigos, baseado em regimentos de outras Comissões Especiais adequado à nossa comunidade. Os Profs. Suruagy e Artur Ziviani sugeriram a alteração do artigo que trata sobre eventos de interesse da Comissão Especial de forma a este estar aberto a outros eventos de interesse da comunidade e não somente ao SBRC. Após discussão, ficou acordado que a versão preliminar do Regimento da CE-RESD deve ser enviado à lista resd-l da SBC e aos membros do Comitê de Programa do SBRC para divulgação e coleta de sugestões.

Em seguida, passou-se ao relato da organização do SBRC 2009. O Prof. Paulo André Gonçalves indicou que houve uma dificuldade excepcional para a obtenção de patrocínio à edição 2009 do SBRC em virtude da crise mundial em curso. O SBRC 2009 contou com 750 inscritos. O Minicurso 3 (Internet do Futuro: Um Novo Horizonte) de autoria de Marcelo Duffles (UFRJ), Natalia Fernandes (UFRJ), Luis Henrique Costa (UFRJ) e Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte (UFRJ), mostrou-se o mais popular atraindo o maior número de participantes. Também foi registrado que na edição de 2009 do SBRC não houve diárias para os autores, sendo os recursos obtidos por essa iniciativa empregados em serviço de tradução simultânea para as apresentações dos palestrantes/tutorialistas estrangeiros. Um dos tutorialistas, Prof. Guy Pujolle, não pode comparecer devido a um problema de saúde na família a poucos dias da realização do evento. O Prof. Carlos Ferraz complementou o relato do Prof. Paulo André reiterando a dificuldade em obtenção de patrocínio devido à crise atual. Também foi ressaltada pelo Prof. Carlos Ferraz os aspectos positivos da parceria com a RNP na realização do evento. Em seguida, o Prof. Francisco Brasileiro, coordenador do Comitê de Programa do SBRC 2009, realizou uma apresentação a respeito do processo de seleção.

O Profs. Marinho Barcellos e Luciano Gaspary, coordenadores do SBRC 2010, apresentaram a situação de organização da próxima edição do evento que se realizará em Gramado-RS. As Prof. Luci Pirmez e Thais Batista, coordenadoras do Comitê de Programa do SBRC 2010, apresentaram seu cronograma de trabalho, incluindo algumas propostas como a introdução de trilhas separadas para a avaliação de artigos associados às áreas de redes de computadores e sistemas distribuídos, para a qual solicitaram a opinião dos presentes. Os Profs. Elias Duarte Jr. e Francisco Brasileiro manifestaram apoio, enquanto os Profs. Carlos Ferraz e Macêdo mostraram dúvida quanto à eficácia de sua implementação, mas ressaltaram que era preciso experimentar, dado que este assunto vem sendo recorrentemente discutido na comunidade. Em suma, após discussão, foi decidido que haverá a separação nessas duas trilhas a título de experiência para avaliação da eficiência da proposta.

Em seguida, passou-se a discussão das candidaturas à organização de futuros SBRC. Houve a apresentação das candidaturas da UFMS e da UFABC para organização do SBRC 2011 pelos Prof. Ronaldo Alves Ferreira e Prof. Carlos Alberto Kamienski, respectivamente. Fica registrado que ambos entregaram documentação referente à inscrição de suas instituições junto ao LARC bem como a indicação de representantes, além de cartas de apoio de suas instituições para a organização da edição 2011 do SBRC. Após as apresentações das candidaturas à organização do SBRC 2011, houve uma votação entre os presentes e foi decidido por ampla maioria que o SBRC 2011 será realizado em Campo Grande-MS, sob a coordenação do Prof. Ronaldo Alves Ferreira (UFMS). Em relação à organização do SBRC 2012, o Prof. Carlos Kamienski manteve a pré-candidatura da UFABC e houve uma apresentação por parte dos Profs. Dorgival Guedes e Jussara Almeida da UFMG indicando também sua pré-candidatura à organização do SBRC 2012 na cidade de Ouro Preto-MG. Por solicitação do Prof. Fábio Costa da UFG fica registrada a intenção de sua equipe organizar o SBRC a partir de 2013 no Estado de Goiás.

Finalmente, devido à saída do Prof. Abelém da Coordenação da Comissão Especial da SBC na área Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CE-RESD), passou-se à eleição de um novo coordenador. O candidato que se apresentou foi o Prof. Carlos Ferraz (UFPE) e este foi eleito por aclamação e estará a frente da CE-RESD na gestão 2009-2011, junto aos coordenadores do Comitê de Programa dos dois últimos SBRCs, os Profs. Francisco Brasileiro (UFCG) e Nelson Fonseca (UNICAMP). A Profa. Luci Pirmez formaliza em nome da comunidade os agradecimentos ao Prof. Abelém pelos serviços prestados à comunidade representada pela CE-RESD durante sua gestão.

Eu, Luciano Gaspary, secretário da reunião, lavrei esta ata que vai assinada por mim e pelo Prof. Artur Ziviani, Diretor do Conselho Técnico-Científico (CTC) do LARC gestão 2008-2010 e pelo Prof. Antônio Jorge Gomes Abelém, Coordenador da Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CE-RESD) da SBC durante a gestão 2007-2009, após aprovação.

 


 

___________________________

Luciano Gaspary

Secretário da Reunião

 

 

 

______________________________

Artur Ziviani

Diretor do CTC do LARC gestão 2008-2010

 

 

 

______________________________

Antônio Jorge Gomes Abelém

Coordenador da CE-RESD da SBC