Home » Reuniões » Reunião 31 (São Carlos, 20/05/1997)
Reunião 31 (São Carlos, 20/05/1997)

Ata da 31ª reunião do LARC realizada aos vinte dias do mês de maio de mil novecentos e noventa e sete, às 18 horas, no Auditório 2 da Universidade Federal de São Carlos.

Estavam presentes José Augusto Suruagy Monteiro (Diretor do Conselho Técnico e Científico do LARC e representante da UFPE), Jean-Marie Farines (UFSC), Diretor Executivo do LARC, e os seguintes membros representantes: José Marcos Nogueira (UFMG), Wanderley Lopes de Souza (UFSCar), Michael Anthony Stanton (UFF), José Neuman de Souza (UFC), Leandro Marcio Bertholdo (UFRGS), Raimundo Macêdo (UFBA), William Ferreira Giozza (UFPB), Orlando Loques (UFF), Julius Leite (UFF), Rogério Drummond (UNICAMP), Joberto S. B. Martins (UFPB), Eduardo W. Bergamini (INPE), Manoel Camillo O. Penna (CEFET-PR), Antônio Mauro Barbosa Oliveira (CEFET-CE), Marília Junqueira Caldas (USP) e José Gonçalves (UFES).

O Professor José Augusto Suruagy Monteiro deu início à reunião com a aprovação pelos presentes da ata da 30ª reunião. A seguir, foram discutidos os pontos seguintes da pauta previamente aprovada:

1- Relato das Atividades da Diretoria:

O Professor José Augusto Suruagy Monteiro, diretor do Conselho Técnico e Científico do LARC, apresentou um relato das atividades da diretoria cujo mandato expirou nesta data. Destacou em particular que, além da participação na promoção e organização dos XIVo e XVo SBRC, a diretoria do LARC atuou no sentido de pôr em prática as diretrizes decididas na 28ª reunião em Belo Horizonte. Esta reunião atribuiu à diretoria do LARC a tarefa de articular a comunidade de redes em torno de um projeto intitulado GIGALARC que visava concentrar esforços em redes de alta velocidade e aplicações. O Professor José Augusto Suruagy Monteiro informou das principais ações empreendidas no contexto GIGALARC, entre as quais um conjunto de projetos submetidos na chamada do Protem-CC (fase 3) e a participação dos membros da diretoria do LARC e de alguns pesquisadores no Grupo de Trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento (GT de P&D) da Internet-BR. Entre as atividades do GT de P&D destaca-se o convite para propostas de utilização de plataformas de Alta Velocidade (instaladas na UFRJ, PUC-RJ e UFSC) por pesquisadores de equipes de outras universidades para efetuar medições e testar aplicações; o apoio aos selecionados sendo dado na forma de passagens e diárias.

2- Articulação para Internet 2:

O Professor José Augusto Suruagy Monteiro informou a respeito da ação do MCT no sentido de montar no Brasil um programa similar ao da Internet 2 dos EUA, e destacou a necessidade de uma articulação para participar deste programa como comunidade de Redes.

3- Proposta de Alteração de Estatutos:

Discutiu-se a respeito da alteração dos estatutos do LARC, a partir de pontos sugeridos em documento distribuído pela diretoria. Em especial, discutiram-se a missão do LARC, a sua forma de atuação (dentro da comunidade de redes ou mais aberto também aos usuários), a frequência de suas reuniões (com intervalos menores, com consultas via lista). Após os debates, decidiu-se continuar esta discussão via lista e nas futuras reuniões do Conselho Técnico e Científico.

4- Eleição da diretoria do LARC (97-99):

Com a proposta de trabalho de dar continuidade às atividades iniciadas no biênio anterior, foi reeleita, por unanimidade, a atual diretoria do LARC tendo os Professores José Augusto Suruagy Monteiro (UFPE) como Diretor do Conselho Técnico e Científico, Luiz Fernando Gomes Soares (PUC-RJ) como Vice-Diretor do Conselho Técnico e Científico, Jean-Marie Farines (UFSC) como Diretor Executivo e Luiz Fernando Rust (UFRJ) como Vice-Diretor Executivo.

5- Próximos Simpósios:

Ficou confirmada a realização do próximo SBRC (1998) no Rio de Janeiro, sendo organizado pela Universidade Federal Fluminense. A Universidade Federal da Bahia apresentou sua candidatura para organizar o SBRC de 1999.

6- Novas Adesões:

Foram solicitadas as filiações ao LARC do CEFET-Ceará, da Universidade Federal do Espírito Santo e da Universidade Federal da Bahia, sendo estas filiações aprovadas pelos presentes. Informou-se que as cartas de indicações dos representantes destas entidades junto ao Conselho Técnico e Científico do LARC deverão ser encaminhadas ao LARC pelas reitorias respectivas, antes da próxima reunião do Conselho Técnico e Científico.

7- Receita das Inscrições ao SBRC:

A diretoria do LARC se comprometeu a encaminhar para a diretoria da SBC a proposta aprovada na 30ª reunião, de não aplicação ao SBRC da regra estabelecida pela SBC de repasse de 15% da receita das inscrições aos Simpósios e, em contrapartida, de divisão igualitária deste percentual entre SBC e LARC.