Home » Reuniões » Reunião 52 (Brasília, DF, 09/05/2013)
Reunião 52 (Brasília, DF, 09/05/2013)

ATA da 52ª reunião do LARC realizada aos nove dias do mês de maio de dois mil e treze, às 12 horas e vinte minutos na cidade de Brasília, DF, realizada em conjunto com a reunião da CE-RESD da SBC.

Estavam presentes Ronaldo Alves Ferreira (UFMS – Coordenador da CE-RESD da SBC), Elias Procópio Duarte Júnior (UFPR – Diretor do Conselho Técnico Científico do LARC), Aldri Luiz dos Santos (UFPR), Alex Borges Vieira (UFJF), Alex Soares de Moura (RNP), Alírio Santos de Sá (UFBA), André Castelo Branco Soares (UFPI), Antônio Augusto Rocha (UFF), Antônio Jorge G. Abelem (UFPA), Augusto José Venâncio Neto (UFRN), Bruno Schulze (LNCC), Carlos Alberto Kamienski (UFABC), Carlos Alberto Vieira Campos (UNIRIO), Carlos Ferraz (UFPE), Cesar A. F. De Rose (PUC-RS), Cíntia Borges Margi (USP), Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo (UNB), Dorgival Guedes (UFMG), Edmundo R. M. Madeira (Unicamp), Edna Dias Canedo (UNB), Eduardo Alchieri (UNB), Fabíola Greve (UFBA), Fatima Duarte Figueiredo (PUC-MG), Fernando Luis Dotti (PUC-RS), Flávio de Oliveira Silva (UFU), Flávio Elias de Deus (UNB), Francisco Vilar Brasileiro (UFCG), Frank A. Siqueira (UFSC), Gustavo Bittencourt Figueiredo (UFBA), Gustavo Sousa Pavani (UFABC), Iara Machado (RNP), Igor Monteiro Moraes (UFF), Ítalo Fernando Scotá Cunha (UFMG), Jacir Luiz Bordim (UNB), Joni da Silva Fraga (UFSC), José Augusto Suruagy Monteiro (UFPE), José Ferreira de Rezende (UFRJ), José Marcos Nogueira (UFMG), Jussara Marques de Almeida (UFMG), Kleber Vieira Cardoso (UFG), Leandro Ciuffo (RNP), Liane Tarouco (UFRGS), Luciana Arantes (Paris 6), Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS), Luiz Henrique M. K. Costa (UFRJ), Luiz Fernando Bittencourt (Unicamp), Marinho Pilla Barcellos (UFRGS), Maristela Terto de Holanda (UNB), Maxwell E. Monteiro (UFES), Michael Anthony Stanton (RNP e UFF), Michele Nogueira Lima (UFPR), Moisés R. N. Ribeiro (UFES), Nabor das Chagas Mendonça (UNIFOR), Otto Carlos M. B. Duarte (UFRJ), Paulo André da Silva Gonçalves (UFPE), Pedro B. Velloso (UFF), Pedro Frosi Rosa (UFU), Priscila Solis Barreto (UNB), Rafael Timóteo de Sousa Junior (UNB), Raimundo Macêdo (UFBA), Raquel V. Lopes (UFCG), Rodolfo da Silva Villaça (UFES), Rossana Maria de Castro Andrade (UFC), Sidney Cunha de Lucena (UNIRIO), Silvana Rossetto (UFRJ), Tales Heimfarth (UFLA), Tiago Coelho Ferreto (PUC-RS) e William Ferreira Giozza (UNB).

PAUTA COMUM

  • Aprovação da ata da reunião de 2012

  • Seminário GranD-ReSD

  • Relato de organização do SBRC 2013

  • Organização dos próximos SBRC

LARC

  • JISA – Mudança no comitê diretivo

  • Marco civil da Internet

  • Informes gerais

CE-RESD/SBC

  • Relato sobre situação financeira da CE

  • Qualis e Internacionalização do SBRC

  • Eleição da nova comissão (gestão 2013 – 2015)

  • Informes gerais

Às 12h05min Ronaldo Alves Ferreira (UFMS – Coordenador da CE-RESD) abriu a reunião informando a pauta comum entre LARC e CE-RESD.

Ronaldo Alves Ferreira conduziu a votação da aprovação da ata da reunião de 2012. Os representantes do LARC e os demais participantes da reunião aprovaram a ata por unanimidade.

Ronaldo Ferreira reportou os resultados do Seminário GranD-ReSD. Foram produzidos 5 temas conforme apresentado na Palestra “Grandes Desafios em Redes e Sistemas Distribuídos” proferida dentro da programação do SBRC 2013. Os próximos passos são a confecção de um documento a partir dos temas e a realização de seminários regulares para acompanhamento e refinamento dos temas.

Dando prosseguimento, William Giozza (UNB) relatou sobre a organização do SBRC 2013. Segundo ele, houve 616 inscritos até o momento da reunião. O WRNP teve 245 inscritos, porém diversos Minicursos e Workshops tiveram menos de 15 inscritos. Ele sugeriu que seja buscada sinergia com o WRNP o mais cedo possível para a próxima edição do evento. Sobre a situação financeira do evento, William Giozza estimou que o evento custará na ordem de seiscentos mil reais e, provavemente, não gerará superávit ou déficit para a Comissão Especial.

A seguir, Carlos Ferraz (UFPE) e José Augusto Suruagy Monteiro (UFPE), Coordenadores do Comitê de Programa (CP) do SBRC 2013, apresentaram dados sobre o processo de seleção de artigos. Eles relataram que o comitê de programa cresceu de 103 para 120 membros e que dos 103 membros de 2012, 17 foram substituídos. Os principais critérios para inclusão ou substituição de membros foram indicações, participação nos últimos simpósios e contribuições para a comunidade recentemente. Foram registrados 305 artigos e 244 foram de fato submetidos. Destes, 73 foram aceitos para publicação. Foram mencionadas dificuldades geradas por perfis desatualizados no JEMS, resultando em atribuições indevidas de artigos. Também foi reportado que, assim como em 2012, houve recusas de revisão para artigos de conhecidos da comunidade que não são de uma mesma instituição ou projeto. Os prazos para revisões foram cumpridos pelo comitê e os artigos submetidos pelos coordenadores tiveram suas revisões conduzidas pelo Prof. Francisco Brasileiro (UFCG). Os organizadores relataram pouca atenção dos revisores ao rebuttal e que a reunião do CP foi realizada virtualmente, visando dar mais oportunidade à participação de membros mais jovens do CP. Na reunião, foram discutidos 21 artigos, e houve uma tendência a rejeitar os artigos discutidos. Dos artigos aceitos para publicação, apenas dois artigos não foram apresentados, com uma das faltas sendo justificada.

Em seguida, os Coordenadores do CP relataram o resultado de uma enquete com os membros do CP sobre o processo de revisão. A maioria dos membros informou achar útil a etapa de resolução de conflitos no processo de revisão, mas que a tendência durante esta etapa é reduzir a recomendação do artigo. Foi sugerido por Otto Duarte (UFRJ) e Francisco Brasileiro (UFCG) que os nomes dos revisores estejam visíveis uns para os outros. Os membros do CP também informaram achar a fase de rebuttal útil, mas em sua maioria também disseram que em geral acham as explicações dos autores não convincentes e mantém as suas revisões. Nabor Mendonça (UNIFOR) sugeriu que seja mantida a visibilidade das notas dos revisores para os autores na fase de rebuttal. Na enquete, não houve consenso quanto a uma taxa de aceitação de artigos.

Joni Fraga (UFSC) mencionou que em anos anteriores o SBRC chegou a mais de 300 submissões. Nabor comentou que houve uma queda semelhante à do SBRC no SBES.

Francisco Brasileiro (UFCG) comentou que embora a recomendação da organização seja que Workshops sejam ambientes mais propícios a discussões, o formato acaba sendo semelhante ao da trilha principal do SBRC. Inclusive, uma fração significativa dos artigos aceitos nos workshops são artigos rejeitados para a trilha principal do SBRC. Raimundo Macêdo (UFBA) comentou que o WoSIDA procurou mudar esta cultura aceitando apenas position papers, e se posicionando claramente como não sendo um espaço para publicação, e sim para discussão. Joni Fraga (UFSC) questionou se é papel da organização do SBRC definir o funcionamento dos Workshops. Diversos presentes se manifestaram a favor da manutenção do formato atual dos Workshops.

Dando sequência à pauta, Ronaldo Ferreira (UFMS) falou sobre a organização dos próximos SBRCs e passou a palavra para Joni Fraga e Frank Siqueira (UFSC), Coordenadores do SBRC 2014, que relataram o planejamento para o evento do ano que vem. Os Coordenadores do CP do SBRC 2014 comentaram a intenção de publicar os artigos do SBRC na biblioteca online da ACM e em uma revista de alto impacto.

A seguir Ronaldo Ferreira (UFMS) comentou que UFES e UFBA submeteram propostas para organizar o SBRC 2015, mas que a UFBA retirou sua candidatura para 2015. A palavra foi passada para Moisés Ribeiro (UFES), que apresentou a proposta do SBRC 2015 em Vitória, ES, incluindo informações locais, transporte, infraestrutura e as instituições envolvidas na organização. Como encaminhamento, Ronaldo Ferreira (UFMS) consultou a comunidade sobre objeções. Não havendo, a candidatura da UFES foi aprovada, por unanimidade, para organização do SBRC 2015 em Vitória, ES.

Dando continuidade, Ronaldo Ferreira (UFMS) passou a palavra para que Elias Procópio Duarte Jr (UFPR) conduzisse a pauta do LARC na reunião. Elias Duarte (UFPR) comentou a realização do seminário GranD-ReSD. Ele também informou que Artur Ziviani (LNCC) pediu a sua substituição no comitê diretivo da JISA. Elias Duarte (UFPR) o substituiu nesta função. O LARC também foi consultado sobre seu apoio ao Marco Civil da Internet. Foi feita uma carta conjunta com a SBC e encaminhada ao deputado interessado pela matéria. Em seguida, foi descrita a solicitação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para participar do LARC. Constatado que havia na reunião 6 representantes de instituições no LARC, Elias Duarte (UFPR) os consultou sobre objeções. Não havendo, foi aprovada a participação da UFU no LARC.

A seguir, Ronaldo Ferreira informou a situação financeira da CE: o saldo em conta corrente da CE é de R$186.954,00, não incluindo o valor de R$120.000,00 adiantado para a comissão de organização do SBRC 2013, que será devolvido. Ele também informou que o saldo em conta já está disponível para auxiliar os organizadores do SBRC 2014.

Em seguida, foi posta a questão da internacionalização e Qualis do SBRC. Ronaldo Ferreira informou que Nelson Fonseca (UNICAMP) pediu que fosse registrada sua posição contra a internacionalização. José Augusto Suruagy Monteiro (UFPE) descreveu os resultados de uma enquete com o CP sobre a internacionalização. Em sua interpretação, a maioria das respostas aponta contra a internacionalização. Cesar De Rose (PUC-RS) também reportou a experiência do SBAC de internacionalização, relatando uma série de dificuldades logísticas e na organização do CP e também da ausência de um impacto na avaliação do evento no Qualis com a opção pela internacionalização. Nazareno Andrade (UFCG) comentou que o Webmedia permite um tempo extra aos artigos aceitos para que estes sejam opcionalmente traduzidos para o inglês.

Dando continuidade a pauta, Ronaldo Ferreira (UFMS) falou sobre a mudança na coordenação da CE. Ele sugeriu os nomes de Dorgival Guedes (UFMG) para Coordenador e de José Augusto Suruagy Monteiro (UFPE) e José Ferreira de Rezende (UFRJ) para membros da CE. Não havendo objeções, os nomes foram aprovados por unanimidade.

Não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a reunião. E eu, Nazareno Andrade (UFCG), secretário da reunião, lavrei esta ata que vai assinada por mim, por Elias Procópio Duarte Júnior (UFPR), Diretor do Conselho Técnico Científico do LARC (Gestão 2012-2014) e por Ronaldo Alves Ferreira (UFMS), Coordenador da Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CE-RESD) da SBC (Gestão 2011-2013), após aprovação.

 

___________________________

Nazareno Andrade

Secretário da Reunião

 

______________________________

Elias P. Duarte Jr

Diretor do CTC LARC (Gestão 2012-2014)

 

______________________________

Ronaldo Alves Ferreira

Coordenador da CE-RESD da SBC (Gestão 2011-2103)