Home » Reuniões » Reunião 40 (Florianópolis, 24/05/2001)
Reunião 40 (Florianópolis, 24/05/2001)

ATA da 40ª reunião do LARC realizada aso aos vinte e quatro dias do mês de maio de dois mil e um, às 18:30 horas na sala dos conselhos da UFSC na cidade de Florianópolis no estado de Santa Catarina.

Estavam presentes Jean-Marie Farines (Diretor do Conselho Técnico Científico do LARC), José Augusto Suruagy Monteiro (Vice-diretor do Conselho Técnico Científico do LARC), Guido Lemos de Souza Filho (Diretor Executivo do LARC), José Neumam de Souza (Vice- Diretor Executivo do LARC), e Julius Leite (UFF), Orlando Loques (UFF), Sérgio Colcher (PUC-Rio), Luiz Nacamura Junior (CEFET-PR), Roberto Willrich (UFSC), Thais Vasconcelos Batista (UFRN), Nelson Ramos Ribeiro (LNCC), Edmundo A. de Souza e Silva (UFRJ), Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE), Leonardo M. Rizzo, Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte (UFRJ), Raimundo José de Araujo Macêdo (UFBa), Djamel Sadok (UFPE), Wanderley Lopes de Souza (UFSCar), Eduardo Bergamini (INPE), Edmundo Madeira (UNICAMP), Michael Stanton (UFF), Liane Tarouco (UFRGS).

 

Pauta da Reunião:

  1. Aprovação das atas das 37 e 39 reuniões

  2. Relato anual da diretoria

  3. Implantação e atuação dos GTs do LARC

  4. Propostas de novos membros

  5. Eleição da diretoria para o biênio 2001-2002.

 

1. As atas das 37ª e 38ª reuniões foram lidas e aprovadas pelos presentes na reunião.

2. O Prof. Jean-Marie Farines fez um relato sobre as atividades realizadas pela diretoria onde destacou os seguintes pontos:

  • A realização da reunião do LARC em Florianópolis que contou com a participação dos membros do CTC, dos coordenadores de projetos REMAV, Celso Deusdeti (CNPq), Nelson Simões (RNP) e Wagner Meira (ProTeM-CC).

  • A atuação da diretoria no sentido de articular a formação de grupos de trabalho entre os membros do LARC.

  • A participação no conselho da RNP onde discutiu-sese discutiu os estatutos da Associação RNP, o contrato da Associação RNP com o MEC e o MCT, a ligação à AMPATH (na Florida) como ponto de entrada na Internet2, escolha do coordenador da Associação RNP, entre outros assuntos.

Em seguida o Prof. José Augusto Suruagy relatou as atividades que desenvolveu como representante do LARC junto ao Conselho Técnico Científico da parceria MEC/MCT, onde destacou os seguintes pontos:

  • Explicou que o objetivo do conselho seria organizar o esforço Internet2 e representar a comunidade nos encontros no exterior.

  • Relatou que o conselho apresentou proposta de organização dos GTs ao CNPq visando obter financiamento para o funcionamento dos mesmos.

  • Lembrou que a definição das trilhas do Workshop RNP2 já refletiu a organização proposta pelo LARC para os GTs: Engenharia, Middleware e Aplicações. Relatou que a proposta de organização dos GTs havia sido aprovada pelo Cconselho, listando inclusive os nomes dos coordenadores indicados: Paulo Aguiar, Liane Tarouco, Guido Lemos, Michael Stanton e José Augusto Suruagy. Ainda sobre este tópico, informou que o Prof. Márcio Bunte (Secretário Executivo da Parceria MEC/MCT) assumiu a responsabilidade de coordenar o projeto de constituição dos GTs submetido ao CNPq.

Em nova intervenção, o Prof. Jean-Marie Farines ressaltou a importância do reconhecimento do LARC como representante da comunidade de pesquisa na área de redes de computadores pelo CNPq, pelo conselho da parceria MEC/MCT e pela Associação RNP.

3. Com relação aà discussão sobre a implantação dos GTs do LARC destacou-se mais uma vez que as linhas propostas na 38ª reunião do LARC foram acatadas pelo conselho da parceria MEC/MCT. Em seguida o Prof. Jean-Marie apresentou as idéias da diretoria do LARC com relação a à forma de implantação dos GTs. Propôs a realização de uma chamada para participação nos GTs. Uma vez formados os grupos, sugeriu que fossem definidos mecanismos de comunicação entre os membros e que fosse criado um comitê executivo que atuaria auxiliando o coordenador na avaliação e indicação de experimentos a serem apoiados pela RNP.

4. Foi avaliada e aprovada a solicitação da PUC do Paraná que se tornou então um membro do LARC.

5. Procedeu-se a à eleição da nova diretoria. O Prof. Orlando Loques da UFF propôs a recondução da atual diretoria para um novo mandato. A proposta foi aprovada por unanimidade. Assim foi eleita, com a proposta de dar continuidade as às atividades iniciadas no biênio anterior, a diretoria composta por: Jean-Marie Farines (UFSC) como Diretor do Conselho Técnico e Científico, José Augusto Suruagy Monteiro (UNIFACS) como Vice-Diretor do Conselho Técnico e Científico, Guido Lemos de Souza Filho (UFRN) como Diretor Executivo e José Neuman de Souza (UFC) como Vice-Diretor Executivo.

Eu, Guido Lemos de Souza Filho, Diretor Executivo do CTC lavrei esta ata que vai assinada por mim, após aprovação.