Home » Reuniões » Reunião 43 (Gramado, 12/05/2004)

Reuniões

Reunião 43 (Gramado, 12/05/2004)

Pauta da 43ª Reunião do Conselho Técnico Cientifico do LARC

Quarta-feira (12/05/2004), 16:30, Gramado RS

 

Informes

Relato das atividades da diretoria

Projeto Giga

Iniciativa Ótica Nacional

Planet Lab

Escola Superior de Redes da RNP

Financiamento do LARC

Outros Assuntos

 

Neuman relatou a presença do LARC nas atividades da RNP, especialmente em relação a iniciativa óptica nacional. “Prolangamentos” da rede Giga para o nordeste e sul.

 

Luci relatou sobre a candidatura do LARC no CGIBR. Envolveu a regulamentação do LARC. O LARC voltou a estar em situação ativa, e recuperação dos documentos importantes. (Guido) Onde está o estatuto original? O representante legal ainda é o Lucas Moscatto e precisa ser alterado. 5 pagamentos ainda são necessários, dada a falta de declarações anteriores (dada a falta de necessidade de financiamentos das atividades das gestões anteriores). Liane informou que as multas podem ser prescritas da mesma forma.

 

O conselho agradece o empenho da Luci!

 

Lisandro relatou a criação do novo site do LARC e a atualização da lista do conselho.

 

Guido sugeriu o encaminhamento de um termo (a ser discutido) sobre o acesso da comunidade de redes aos recursos do FUNTTEL.

 

Michael, pela RNP, apresentou o processo de seleção e estágio atual dos projetos de pesquisa da rede do Projeto GIGA. A tentativa de expansão da rede para o nordeste e, posteriormente, nacional também foi apresentada. Logo em seguida, apresentou também a ION (Iniciativa Óptica Nacional).

 

Michael apresentou também o projeto PlanetLab, e a indicação de que o LARC seria parceiro no projeto selecionando os usuários dos nodos nacionais. Cirano, da HP, enfatizou que o aspecto de P&D da HP é mais forte que de financiamento dos nodos.

 

Marta da RNP apresentou as iniciativas da RNP para a “escola superior de redes”. Os contatos atuais foram apresentados. Guido apresentou o LARC como um potencial parceiro da escola visto que representa a comunidade de redes em relação ao desenvolvimento de conteúdo para a escola. Formas para se financiar um caixa mínimo para o LARC em decorrência desta escola foram colocadas. Foram discutidos também opções de modelos de negócio. Giozza, por exemplo, citou o caso da UNIFACS, que não abriga o POP-BA. Os presentes concordaram sobre encaminhar a questão às listas do LARC para aprovação pela comunidade. A participação do LARC seria em criar o banco de conteudistas e professores e se tornar o canal de comunicação da comunidade de professores de redes com a RNP.

Aprovação do SBRC 2005 para UFC, UECE. Indicação da UFPR e PUC-PR para o SBRC 2006.

 

A UFPA foi aprovada para fazer parte do CTC do LARC. A UERJ e a UNISINOS também foram aprovadas para fazer parte do CTC do LARC, mediante o recebimento dos devidos documentos.