Home » Reuniões » Reunião 32 (São Carlos, 21/05/1997)
Reunião 32 (São Carlos, 21/05/1997)

Ata da 32ª reunião do LARC realizada aos vinte e um dias do mês de maio de mil novecentos e noventa e sete, às 18 horas e 30 minutos, no Anfiteatro da Universidade Federal de São Carlos.

Estavam presentes José Augusto Suruagy Monteiro (Diretor do Conselho Técnico e Científico do LARC e representante da UFPE); Luiz Fernando Gomes Soares (PUC-Rio), Vice-Diretor do Conselho Técnico e Científico do LARC; Jean-Marie Farines (UFSC), Diretor Executivo do LARC; os seguintes membros do Conselho Técnico Científico: Otto Carlos M. B. Duarte (UFRJ), José Marcos Nogueira (UFMG), Wanderley Lopes de Souza (UFSCar), Michael Anthony Stanton (UFF), Antônio Mauro Barbosa Oliveira (CEFET-CE), Raimundo Macêdo (UFBA); e os seguintes membros da SBC: Orlando Loques (UFF), Julius Leite (UFF), Rogério Drummond (UNICAMP), Gabriela da Silva Conceição (SBC), Carlos Becker Westphall (UFSC), Edmundo de Souza e Silva (UFRJ), Guido Lemos (UFRN), Rosa M. L. R. Carmo (UFRJ), Patrícia V. Corrêa Bicalho (TELEMIG), Mário Gottardo Perozzo Júnior (EMBRATEL), Iara Machado (EMBRATEL/UFF), Luís Felipe M. Moraes (UFRJ), Maria da Graça C. Pimentel (USP/São Carlos), Nelson L. S. Fonseca (IC/UNICAMP) e César Teixeira (DC/UFSCar).

A reunião do LARC foi realizada conjuntamente com a da Comissão Especial de Redes de Computadores da SBC e presidida pelo Professor José Marcos Nogueira, coordenador da Comissão Especial da SBC e pelo Professor José Augusto Suruagy Monteiro, diretor do Conselho Técnico e Científico do LARC.

Nesta reunião, foram discutidas os seguintes pontos da Pauta:

1- Avaliação do XVoSBRC:

O Professor Wanderley Lopes de Souza, coordenador geral do XVo SBRC, fez um relato preliminar do Simpósio com a ajuda dos professores César Teixeira e Rogério Drummond, respectivamente coordenadores do Comitê de Organização e do Comitê de Programa. Informaram o número de inscritos (380 até o momento da reunião), o orçamento, as fontes de financiamento e as formas de organização adotada. Das três metas definidas: submissão e avaliação eletrônica; anais em CD; painel distribuído, a primeira foi alcançada e as duas outras não puderam ser levadas até o fim, respectivamente por falta de recursos (permitindo a produção simultânea de anais em papel e CD) e por problemas técnicos (falta de linha da Embratel). Algumas dificuldades encontradas pelo Comitê de Organização foram ainda apresentadas: problemas com a vinda de tutorialistas (devido a convites tardios), problemas com membros designados para apoio ao Comitê de Programa (dos 100 indicados como avaliadores, apenas 64 trabalharam efetivamente), pequeno retorno da divulgação apesar desta ter sido importante (malas diretas SBC, Brisa, MEC) e falta de recursos iniciais antes do Simpósio.

Neste item de pauta, discutiu-se ainda a respeito da realização dos workshops em temas relacionados aos do SBRC, junto com o Simpósio, como foi neste ano para o Workshop TMN e o Workshop de Sistemas Hipermídias e Multimídias (WOMH). Aprovou-se a realização do SBRC e do Simpósio de Multimídias que substituirá o WOMH, em datas subsequentes. Aprovou-se ainda a continuação da realização de Workshops específicos (tais como o de TMN) durante o SBRC.

2- Apresentação do XVIoSBRC:

Foi confirmada a realização do XVIo SBRC no Rio de Janeiro. O coordenador geral do Simpósio, Professor Julius Leite da Universidade Federal Fluminense, anunciou a realização deste nas datas de 25 a 28 de maio, bem como o nome de alguns dos membros da sua equipe:

  • Coordenador do Comitê de Programa - Edmundo de Souza e Silva (NCE-UFRJ);
  • Coordenador de Tutoriais - Orlando Loques (UFF)
  • Coordenador de Minicursos - Noemi de La Rocque (PUC-RJ)
  • Coordenador de Painéis - Otto Duarte (COPPE-UFRJ).

Anunciou ainda a data limite de submissão de artigos (23 de janeiro) e a forma de submissão (eletrônica), prevendo a realização de uma reunião do Comitê de Programa para decisão final. Destacou ainda o esforço pretendido para aumentar a participação de estudantes de todo o país.