Home » Reuniões » Reunião 46 (Belém, 30/05/2007)

Reuniões

Reunião 46 (Belém, 30/05/2007)

ATA da 46ª reunião do LARC realizada aos trinta dias do mês de maio de dois mil e sete, às 9 horas na cidade de Belém no estado do Pará.

Estavam presentes Luci Pirmez (Diretora do Conselho Técnico Científico do LARC), Lisandro Zambenedetti Granville (Diretor Executivo do LARC), Francisco Brasileiro (Vice-Diretor Executivo do LARC), Eduardo Bergamini (INPE), Keiko Fonseca (UTFPR), Jussara Almeida (UFMG), Artur Ziviani (LNCC), Liane Tarouco (UFRGS), Flávia C. Delicato (UFRN), Célio V. N. Albuquerque (UFF), Marcelo Gonçalves Rubinstein (UERJ), José F. de Rezende (UFRJ), Marinho P. Barcellos (UNISINOS), Nelson Fonseca (UNICAMP), Elias P. Duarte Jr. (UFPR), Marcial Porto Fernandez (UECE), Bruno Schulze (LNCC), Luis Henrique M. K. Costa (UFRJ), José Neuman de Souza (UFC), Antônio Jorge Gomes Abelém (UFPA), Wanderley Lopes de Souza (UFSCar), Alfredo Goldman (USP), Orlando Loques (UFF), Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS), Jean-Marie Farines (UFSC), Otto Carlos M. B. Duarte (UFRJ), Raimundo José de Araújo Macedo (UFBA).

 

Pauta da Reunião

Relato das atividades do LARC junto ao CGI-BR

Planejamento estratégico do LARC

Estatuto do LARC

Revistas e periódicos

Edições do SBRC

Eleição da nova diretoria

Ata

A professora Luci iniciou a reunião relatando a participação do LARC nas atividades do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI-BR). Algumas iniciativas estão relacionadas, por exemplo, ao CETIC (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação) bem como a iniciativas de anti-spam nacionais.

 

A professora Luci informou que o CGI-BR, além de patrocinar a realização do SBRC desde 2002, em 2006, também aprovou o patrocínio aos eventos SBSeg (Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais), WebMedia (Simpósio Brasileiro em Multimídia e Web), IHC (Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais) e SBSC (Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos).

 

Outras atividades do CGI-BR incluem a publicação, nos próximos dias, do edital relativo às novas eleições do Comitê - do qual o LARC faz parte -, além da realização do IGF 2007 (The Internet Governance Fórum) no Rio de Janeiro, de 12 a 15 de novembro de 2007.

 

A professora Luci relatou também que foi aprovado dentro do CGI-BR o documento que rege a definição dos projetos a serem desenvolvidos/patrocinados pelo Comitê. Os projetos são divididos em dois grupos: projetos internos e projetos externos. Os projetos internos são projetos estratégicos para o CGI-BR, e selecionados internamente. Os projetos externos serão de três tipos: estruturantes (que tem sinergia e são complementares às ações do CGI-BR), de demonstração (com o objetivo de demonstrar o impacto tecnológico ou social em linhas consideradas prioritárias pelo CGI-BR) e de pesquisa e desenvolvimento (que induzem soluções aplicadas à Internet no Brasil através de fomento a atividades de P&D). As seleções dos projetos externos serão realizas, também, por comissões externas ao CGI-BR.

 

Por fim, foi anunciada a aprovação da filiação do CGI-BR no W3C (World Wide Web Consortium).

Iniciou então o relato sobre as atividades do planejamento estratégico do LARC, que começaram com trocas de e-mails resultando num arquivo contendo a memória das comunicações descritas em 81 páginas. Um grupo inicial discutiu o planejamento estratégico em três rodadas de discussão. O grupo foi composto por: Eduardo Bergamini (coordenador da atividade), Luci Pirmez, Lisandro Zambenedetti Granville, Thais Batista, Francisco Brasileiro, José Augusto Suruagy Monteiro e Jean-Marie Farines. O resultado desse documento definiu uma primeira versão do que se considerou ser a nova missão do LARC (“Promover o avanço de tecnologias e aplicações de redes de computadores e sistemas distribuídos no Brasil”), bem como metas e ações associadas. Novas etapas desta atividade irão consolidar o documento com um número maior de participantes.

 

Foi definido que uma comissão deverá ser formada para trabalhar em uma nova versão do estatuto do LARC. Isto é necessário não apenas para rever o estatuto original, mas também para adequá-lo a eventuais exigências legais. O Prof. José Augusto Suruagy Monteiro é o primeiro integrante desta comissão, sendo que novos integrantes serão incluídos posteriormente.

 

 

Foram apresentadas as atividades relacionadas a criação de uma revista junta entre LARC, SBC e CGI-BR. Esta revista, como relatado pela Prof. Luci, é resultado das decisões tomadas na reunião do LARC e SBC no SBRC 2005, em Fortaleza, quando se decidiu que a comunidade de redes gostaria de ter um veículo para publicação de seus trabalhos além daquele fornecido pelo SBRC. A iniciativa evoluiu ao ponto de o CGI-BR, e não mais o LARC e SBC, financiarem a nova publicação. O título temporário da revista é JISA (Journal on Internet Services and Applications) e contará com trabalhos não apenas na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, mas também incluindo pelo menos as áreas de Segurança e Multimídia.

 

A publicação JISA tem um enfoque diferente do originalmente imaginado, o que motivou a apresentação da Prof. Luci (como presidente do LARC) e do Prof. Lisandro (como coordenador da Comissão Especial de Redes e Sistemas Distribuídos da SBC) de uma nova proposta para viabilizar uma segunda publicação, no formato de um periódico. A Prof. Liane sugeriu que o novo veículo contemplasse publicações em português, o que foi apoiado pelo Prof. Nelson Fonseca. Levantou-se também a possibilidade de uma publicação apenas em inglês. Por decisão da maioria presente ficou decidido que o novo periódico terá formato prioritário em português, mas aceitará trabalhos redigidos em inglês da mesma forma.

 

Em seguida passou-se para o relato sobre o SBRC 2007. O Prof. Abelém informou que as seções técnicas estavam sendo bem concorridas, e que o número de participantes ultrapassava os 1000 inscritos. Os workshops do SBRC estavam muito bem freqüentados, assim como os tutoriais e mini-cursos.

 

Os professores Luis Henrique, Artur Ziviani, Marcelo Rubinstein e Célio Albuquerque fizeram uma apresentação sobre o SBRC 2008, que será realizado no Rio de Janeiro como ratificado na 45º reunião do LARC realizada em 2006 em Curitiba, durante o SBRC 2006. Foi apresentado também o comitê de organização do SBRC 2008.

 

Para o SBRC 2009, foi informada a postergação do interesse da UFAM, que vinha apresentando sua candidatura para sediar o evento desde 2005. Em carta oficial, os então futuros organizadores do SBRC em Manaus informam que, devido ao afastamento de vários professores relacionados à área de redes, a realização do evento se tornava inviável para 2009. Ficou assim aberta a candidatura para realização do SBRC 2009. Informalmente, se mostraram interessadas em realizar o evento as seguintes instituições: UFPE, UFG e UFES. A escolha definitiva pela sede do SBRC 2009 se dará por meio eletrônico após a oficialização das candidaturas mediante correspondência oficial dos interessados endereçada ao LARC e à comissão especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos da SBC, como tem acontecido tradicionalmente nos últimos anos.

 

Para o SBRC 2010, mostraram interesse em realizar o evento os professores Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS) e Marinho Barcelos (UNISINOS). A candidatura para o SBRC 2010 deverá ser reapresentada oficialmente no próximo ano, no SBRC 2008 no Rio de Janeiro, como tradicionalmente tem acontecido até então.

 

 

Em seguida passou-se a eleição da nova diretoria do LARC. A chapa é composta por:

- Luci Pirmez, para diretora do conselho técnico-científico

- Thais Batista, para vice-diretora do conselho técnico-científico

- Flávio Delicato, para diretora executiva

- Artur Ziviani, para vice-diretor executivo

 

 

A chapa proposta foi eleita por unanimidade e estará a frente do LARC na gestão 2007-2009.

 

Eu, Luciano Paschoal Gaspary, secretário da reunião, lavrei esta ata que vai assinada por mim e pelo prof. Lisandro Zambenedetti Granville, Diretor Executivo do LARC gestão 2005-2007, após aprovação.

 

 

 

 

 

___________________________

 

Luciano Paschoal Gaspary

Secretário da Reunião

 

 

 

______________________________

 

Lisandro Zambenedetti Granville

Diretor Executivo do LARC gestão 2005-2007